terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Começar o ano respigando uma boa notícia que nos chegou em Dezembro




O Museu de Arte Popular, em Lisboa, vai reabrir em 2010 no edifício onde originalmente funcionou, na zona de Belém, afirmou hoje a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. (“Público”, 3 de Dezembro)

Em Editorial publicado num dos Boletins da Aldraba, assumimos uma posição clara de repúdio sobre a decisão do anterior governo de encerrar definitivamente o Museu de Arte Popular criando simultaneamente, no espaço onde ele estava instalado, um Museu da Língua Portuguesa.

Esta decisão governamental deu origem a um vasto movimento cívico que, acreditamos, forçou esta mudança de atitude com a anulação das anteriores posições do governo.

Esperemos que se mantenha esta versão, já que as oscilações em torno deste tema têm sido uma constante: se, em 2006, a ministra da cultura Isabel Pires de Lima decidia pelo Museu do Mar e da Língua Portuguesa, pouco tempo depois o novo ministro José António Pinto Ribeiro mantinha o projecto, admitindo posteriormente a mudança de localização para, noutro momento, voltar ao mesmo, agora com a designação de Museu da Língua Portuguesa...

Está prometida a reabertura para finais de 2010.

Tenhamos esperança em que a decisão seja definitiva e que não venha a haver um novo ministro (ou o mesmo...) que faça tudo regressar à estaca zero.

JMP, fotografia da Internet

2 comentários:

  1. A "Aldraba" tal como outros movimentos e associações pugnou pelo Museu de Arte Popular. É um orgulho, pertencer aos que opinaram por um património museal, que personalidades mais preocupadas com o penteado, desempenhando cargos ministeriais, quiseram meter no caixote de lixo.
    Um só reparo em relação a este post: não seria possível encontrar na net uma imagem melhor em vez desta coisinha atrofiante, minúscula, que nada diz, por exemplo, a um jovem estudante, que porventura nos leia e não saiba (face aos anos de fechamento daquele espaço) como era o Museu de Arte Popular?

    ResponderEliminar
  2. Toda a razão está contigo... Por isso pedi para a fotografia ser substituída. Agrada-te?

    ResponderEliminar