domingo, 25 de março de 2007

VIII Encontro da Aldraba - Torres Vedras, “A pretexto da doçaria saloia”






A Aldraba concretizou em 24 de Março de 2007 mais um Encontro, o seu oitavo, desta feita dedicado ao tema da doçaria saloia, e que reuniu mais de cinquenta associados e amigos na freguesia da Silveira, Torres Vedras.

Após concentração junto aos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, foi nas instalações desta agremiação que se assistiu a uma brilhante apresentação de Carlos Cunha, técnico de turismo da Câmara Municipal, que enalteceu as particularidades do “pastel de feijão” e explicou o seu percurso histórico e cultural, que irá culminar com a sua certificação comunitária.

Já na aldeia de Casal Cochim, na freguesia da Silveira, a recepção aos participantes esteve repartida com a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local, que preparou o almoço de churrasco de porco, que fez as delícias de todos.

Presentes estiveram também várias guloseimas regionais, numa mostra alargada de doces da região saloia, bem como pão acabadinho de fazer no forno da colectividade.

Durante a tarde os presentes puderam apreciar e aprender o jogo da petanca, especialidade desportiva que aquela colectividade de Casal Cochim leva muito a sério e que defende em competições nacionais e internacionais.

No final da tarde fez-se a visita ao moinho da Silveira, ainda em funcionamento e arquitectonicamente muito bem preservado, e que acumula a particularidade de ser um moinho de vale. A farinha que ali se produz é confeccionada logo ao lado em pão e bolos tradicionais.
Este VIII Encontro da Aldraba abordou mais alguns aspectos do património popular (numa região que demonstra largas potencialidades económicas, paisagísticas e culturais e, por inerência, turísticas), dando relevância a uma temática que carece de mais atenção, quer quanto à sua preservação quer quanto à sua divulgação.

Porque o regresso a casa foi um percurso feito ainda com um doce sabor na boca.

De "ALDRABA DIGITAL"

Sem comentários:

Enviar um comentário