domingo, 22 de janeiro de 2023

13ª visita a espaços de interesse para o património - Museu do Dinheiro (Lisboa), domingo, 29.1.2023, 10h30


 








Nesta nova atividade que a Associação ALDRABA pretende proporcionar aos seus associados e amigos, agendámos para o domingo, dia 29 de janeiro de 2023, a partir das 10h30, uma visita ao Museu do Dinheiro (incluindo o espaço das ruínas da Muralha de D. Dinis), que está situado no Largo de São Julião, mesmo ao lado da Praça do Município em Lisboa.

O Museu apresenta o tema do dinheiro, a sua história e evolução, em Portugal e no mundo. 

Tendo sido fundado e mantido pelo Banco de Portugal, o Museu abriu as portas ao público em 19 de abril de 2016. 

O Museu do Dinheiro considera imperdíveis algumas das suas peças e instalações, em que destaca: 

Uma barra de ouro (12,6 kg de ouro refinado, que é possível tocar pelos visitantes), o Hermes solar (deus grego do comércio e das trocas, num robô que apresenta de forma interativa a troca direta de bens que são outras formas de dinheiro), um mapa mundi interativo (permite navegar no tempo e no espaço e conhecer factos importantes sobre a história do dinheiro no mundo), o terço de estáter (primeira moeda no ocidente, surgida no século VII a.C.), a nota chinesa que foi a primeira nota do oriente (surgida no século IX d.C.), o “português” de D. Manuel I (moeda de ouro cunhada entre 1499 e 1521, representativa da importância política e económica do estado português na época dos descobrimentos), a “realidade aumentada” (ecrã interativo que permite ao utilizador manipular, rodar e ampliar as moedas expostas), o morabitino de D. Sancho II (único exemplar conhecido no mundo), a nota de 500 escudos de Alves dos Reis (que lhe deu o reconhecimento como um dos maiores burlões da história de Portugal), a dobra de 24 escudos (a maior e mais pesada moeda de ouro da história portuguesa), uma nota e uma moeda personalizadas (experiência interativa que permite "cunhar" uma moeda e "emitir" uma nota com o rosto de cada visitante), uma nota de 1000 escudos D. Maria II (que engloba vários elementos alusivos à história do Banco de Portugal). 

São também considerados imperdíveis: a exposição “Compreender o Banco de Portugal”, que permite conhecer a missão de um banco central, as suas principais responsabilidades, e o impacto da sua atividade na vida dos cidadãos; o filme multimédia “A memória do sítio”, que ilustra a evolução histórica da área onde se encontra a sede do Banco de Portugal e o Museu do Dinheiro desde a época medieval, passando pela reconstrução pombalina até à cidade atual; e o Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis, classificada como Monumento Nacional.

Todo este riquíssimo espólio, apresentado de forma muito atrativa com recurso às ferramentas expositivas mais modernas, está pois à disposição da ALDRABA, com um guia profissional dedicado, durante a manhã do próximo domingo 29 de janeiro, sendo as entradas gratuitas.

Divulguem aos vossos familiares e amigos, e compareçam na entrada do Museu uns 10 minutos antes da hora da visita!

JAF

Sem comentários:

Enviar um comentário