sábado, 14 de janeiro de 2017

6ª visita a espaços do património popular: Museu da Farmácia, sáb. 21.1.2017, 9h30
















Desde 2014, a ALDRABA passou a incluir nos seus planos de atividades a realização de "visitas a museus e exposições que se insiram no espaço e património popular".

Contando com uma atividade deste teor, realizada anteriormente, em 17.6.2006, à Quinta da Regaleira (Sintra), a ALDRABA promoveu já um total de 5 visitas a espaços museológicos relevantes para o património popular, a saber:

Em 23.3.2014, uma visita ao Museu Nacional de Etnologia; em 28.2.2015, visita à exposição “Jogos tradicionais – 100 % futuro”, promovida pela CPCCRD no Museu do Desporto; em 2.6.2015, no Museu Rafael Bordalo Pinheiro, visita à exposição “Vivinha a saltar”; em 30.7.2016, visita ao Museu do Aljube, acervo de memórias da resistência popular aos 48 anos de ditadura fascista.

Iremos agora concretizar a nossa 6ª visita a este tipo de museus ou exposições do património popular, visitando o interessantíssimo Museu da Farmácia, em Lisboa (perto do Chiado e do miradouro de Santa Catarina).

O Museu da Farmácia é um projeto que, ao longo dos anos, tem vindo a ser uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes recebidos e os diversos prémios com que o Museu foi distinguido (Prémio de Melhor Museu Português, 1997 - Prémio Almofariz, 1999 - Prémio Nacional de Design de Comunicação, 2002 - Nomeado para Melhor Museu Europeu, 2004 - Prémio APOM do Melhor Serviço de Extensão Cultural, 2008 - Menção Honrosa APOM - Intervenção de Conservação e Restauro, 2010).

Inaugurado em junho de 1996 em Lisboa, o Museu da Farmácia é o resultado da vontade do setor das farmácias portuguesas em preservar a história da sua profissão.

Foram recriados espaços e ambientes que permitem ao visitante aperceber-se da evolução da história e tecnologia da farmácia portuguesa, desde o final do século XV até aos nossos dias. Reconstituições de autênticas farmácias portuguesas desde a antiga botica dos séculos XVIII, até à farmácia liberal do início do século XX.

É de salientar, ainda, a reconstituição de uma autêntica farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau do final do século XIX, e de uma área dedicada à farmácia militar.

A temática da farmácia e da saúde são abordadas com peças de extrema qualidade, oriundas de civilizações e culturas tão distantes no tempo e no espaço como a Mesopotâmia, o Egito, a Grécia, Roma, os Incas, os Aztecas, o Islão, o Tibete, a China e o Japão e, finalmente, a farmácia europeia, desde a Idade Média até 1929, com o isolamento da penicilina pelo cientista inglês Fleming.

A exposição termina com a exibição das farmácias portáteis usadas no Spaceshuttle “Endeavour”, na última viagem do milénio (dezembro de 2000), para além de medicamentos da Estação Orbital MIR e da comida dos astronautas russos.

O museu situa-se na rua Marechal Saldanha, 1, 1249-069 Lisboa, tem como acessos em transportes públicos os autocarros 100 e 58 (Praça Luís Camões), o elétrico 28, o elevador da Bica e o metro Chiado, e tem estacionamento próximo pago os parques da Calçada do Combro e do Largo de Camões. Coordenadas GPS: 38°42’36.36” N 9°08’42.26” W.

Negociámos com a direção do museu uma tarifa especial de entrada de 5 €/pessoa, que inclui a remuneração do acompanhamento de um guia muito qualificado, que habitualmente seria pago à parte.

A visita realiza-se no sábado, dia 21 de janeiro de 2017, às 9.30 horas, e tem a duração aproximada de 1 hora e meia.

Apareçam e tragam amigos vossos!


JAF

Sem comentários:

Enviar um comentário