terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O que foi a Assembleia Geral de 25 de janeiro de 2016












A associação Aldraba, a tal que "não pede licença para existir", reuniu ontem a sua Assembleia Geral de 2016, em que os associados presentes discutiram e aprovaram o relatório das atividades desenvolvidas em 2015 e a sua expressão contabilística, e depois o planeamento do que nos propomos realizar em 2016 e respetivo orçamento.

Quanto a 2015, a Assembleia congratulou-se pela forma como decorreu o ano do 10º aniversário, com a realização de 4 encontros temáticos (no Oeste, em Lisboa e no Alentejo) e de 2 visitas a museus e exposições ligados ao património popular, com a edição e ampla divulgação de dois nºs da revista, com a realização do jantar de confraternização em 25.4.2015 (dia do aniversário) e de mais um jantar-tertúlia, e com a nossa presença em diversos certames centrados no património e no associativismo (Mértola, Pias, Campo Maior, Alpedrinha, Freguesia da Estrela em Lisboa e Congresso da CPCCRD).

Tudo isto acompanhado da adesão de 15 novos associados, num exercício anual em que se registou uma despesa total de 1459€ e uma receita agregada de 1487€.

Para 2016, a Assembleia aprovou o seguinte pacote de iniciativas:

"1. Realizar pelo menos três Encontros temáticos, em locais de reconhecido interesse, procurando chegar a zonas do país ainda não tocadas por anteriores iniciativas.

2. Levar a efeito dois Jantares-tertúlia em casas regionais ou coletividades populares.

3. Realizar novas edições das Rotas da Aldraba e visitas a museus ou exposições que se insiram no espaço e património popular.

4. Efetuar debates sobre questões específicas do património, a incluir nos Encontros temáticos ou em outro tipo de iniciativas.

5. Publicar os nºs 19 e 20 da revista “Aldraba”, continuando a procurar para os mesmos o patrocínio de instituições de referência, e efetuar sessões de lançamento com convidados de prestígio, aproveitando quando possível eventos culturais mais alargados.

6. Manter e reforçar a circulação da informação no blogue “A Aldraba” e na página do facebook “Associação Aldraba”.

7. Editar postais e outros materiais de divulgação do património, na sequência de concurso (com regulamento e júri de avaliação externo), para o qual os associados serão desafiados a enviar as suas fotografias sobre temas patrimoniais, e em que a edição constituirá o prémio dos trabalhos selecionados.

8. Dinamizar na revista uma secção para a participação dos associados que habitualmente não colaboram, e que versará sobre um aspecto patrimonial concreto, sobre o estado em que o mesmo se encontra, ou sobre uma curiosidade nestas áreas.

9. Continuar a organizar e publicitar o acervo documental da Aldraba.

10. Publicar o nº 2 dos Cadernos Temáticos, em torno de uma referência patrimonial da cidade de Lisboa, associado a um patrocínio que cubra os respetivos custos de edição.

11. Promover a divulgação do nosso percurso junto da comunicação social nacional e regional, destacando ações e artigos publicados acerca da salvaguarda do património, e contactando antecipadamente com a comunicação social local nas zonas onde realizamos iniciativas.

12. Reativar a possibilidade da criação de grupos de trabalho com um elemento da Direção e associados com interesse em colaborar na realização de tarefas específicas, no âmbito das atividades programadas.

13. Prosseguir os esforços para obter uma sede com espaço físico adequado à otimização das nossas atividades.

14. Manter a ligação a certames de base popular local e regional e a outras iniciativas exteriores nos domínios do associativismo, da memória e da cidadania."

Para todo este conjunto de atividades, orçamentámos a importância de 2450€.    

JAF

1 comentário:

  1. Muitos parabéns! Pelo aniversário e pelas excelentes ideias e iniciativas programadas para o ano de 2016!
    Carlos Rodrigues

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