segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Khaled el-Asaad, assassinado por defender o património cultural de Palmira








Khaled el-Asaad, arqueólogo sírio de 81 anos, decidiu ficar na sua cidade de Palmira quando os terroristas do Daesh (o auto-proclamado “Estado Islâmico”) a invadiram e tomaram de assalto, no verão do ano passado.

Ajudou à evacuação do museu que dirigia, recheado de preciosidades milenares.

Aprisionado pelos terroristas, em agosto de 2015, foi interrogado e torturado durante semanas, para revelar o paradeiro dos tesouros escondidos, mas resistiu e não falou. Como retaliação, foi barbaramente decapitado, e o seu cadáver pendurado num semáforo da cidade.

Palmira, que o Daesh destruiu à bomba, era um verdadeiro símbolo de uma civilização híbrida e tolerante, em que coexistiam heranças da Mesopotâmia, da Síria, da Fenícia, da Pérsia, da Arábia, de Roma e de Atenas.

O que o Daesh quis fazer não foi apenas atacar os “ídolos” pré-islâmicos, mas sim recusar a própria noção de um património mundial da humanidade, comum a todos os povos e a todos os tempos.

Foi esta a causa pela qual Khaled lutou e foi assassinado. Com ele, somos nós todos a ser postos em causa. Honremos a sua memória!

JAF (ver texto do artigo “Património”, de Pedro Mexia, no Expresso de 16.1.2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário