sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Como foi o lançamento do nº 18 da nossa revista












No fim da tarde da quarta~feira, dia 9, o Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes" recebeu a Professora Doutora Fátima Sá, que apresentou a revista número 18 da Aldraba. 

O presidente da colectividade, Carlos Oliveira, saudou a Associação do Espaço e Património Popular e a assistência, de forma calorosa, e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Aldraba, João Coelho, fez uma intervenção breve, introduzindo a convidada.
A abordagem da Profª Fátima Sá incidiu sobre os diversos equívocos entre popular e rural, entre central e local, entre cultura popular e tradição, que a revista 18 da Aldraba não comete, em qualquer dos artigos. 
"O primeiro equívoco possível é a abrangência do adjectivo popular e do substantivo povo. Neste número não se cai nesse equívoco. A revista aborda temáticas do mundo rural e urbano. Inicia-se com um artigo sobre a prática antiga do pastoreio do Alto Minho, seguido de um ensaio sobre a Rua dos Sapateiros, em Lisboa. As duas coisas conjugam-se. A revista contorna os equívocos de maneira muito clara." 
Citando a obra "A Invenção da Tradição", lembrou que as tradições são muito recentes e quantas vezes reinventadas.
"Nem exclusivamente tradicional, local, rural - a cultura popular faz parte do nosso património comum." 
Elogiando o percurso da Aldraba, a Professora Fátima Sá destacou o facto do Associativismo ser "uma parte importantíssima da cultura popular, da modernidade, entendendo-se esta a partir do período, que se inaugura com a revolução liberal, através da qual vão florescer associações de cultura popular e cidadania, que são a ossatura do património civil".
LFM (texto e fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário