segunda-feira, 5 de outubro de 2015

XXIX Encontro da ALDRABA: "Os chocalhos a património imaterial da humanidade" - Alcáçovas, 17out2015 (sáb.)













A Associação Aldraba vai realizar mais um Encontro temático, a levar a efeito no sábado 17 de outubro próximo, em Alcáçovas (Viana do Alentejo, distrito de Évora), em estreita colaboração com a Associação dos Amigos das Alcáçovas.

O mote será a consagração do Património Chocalheiro como Património Imaterial da Humanidade.

Dez anos passados após a criação da Aldraba e a sua primeira presença em Alcáçovas, em 19 de fevereiro de 2005, a Associação cresceu e evoluiu, e reveste-se de um simbolismo particular o seu regresso a esta localidade.

No programa do Encontro, que  em breve será detalhado, prevê-se a concentração dos participantes pelas 10 horas da manhã do dia 17.10.

Pelas 10.30h, começaremos por uma visita guiada ao Paço dos Henriques e Capela dos Embrechados, que estão atualmente num Projecto de Recuperação e Valorização, acompanhados pelo Vereador da Cultura da Câmara de Viana do Alentejo.

De seguida, o maestro Christopher Bochmann apresentar-nos-á o instrumento chocalhofone, que criou, interpretando algumas peças musicais.

O almoço de convívio será no restaurante "O Chocalho", com ementas alternativas que iremos divulgar e um preço global da ordem dos 12€ por pessoa.

À tarde, vamos visitar o Museu do Chocalho, do mestre Penetra, e a oficina dos Chocalhos Pardalinho (em atividade).

Durante o dia, teremos ainda um momento de troca de experiências com a Associação dos Amigos das Alcáçovas, nas suas instalações. 

Todos os associados e amigos da ALDRABA que queiram deslocar-se às Alcáçovas, devem quanto antes manifestar essa intenção, por mail ou telefone, para o LFMaçarico (lmacarico@gmail.com // TM: 96 718 76 54) ou para o JAFranco (jaffranco@gmail.com // TM: 96 370 84 81).

JAF

Sem comentários:

Enviar um comentário