terça-feira, 15 de abril de 2014

Continuar Abril



 


 




Foi em 25 de Abril de 2005 que a Aldraba iniciou a sua caminhada na descoberta e divulgação de todo um património invisível.

No decorrer dos anos, os objectivos da Aldraba vão sendo naturalmente atingidos, através de colóquios, convívios, passeios, entrevistas, tertúlias, tendo sempre como horizonte a salvaguarda desse património que está espalhado por todo o País, nas cidades, aldeias, lugares. A publicação da revista reveste-se de enorme importância para levar mais longe esse conhecimento.

Assim, deveremos continuar a ouvir e a conversar com pessoas que nos podem transmitir saberes, nomeadamente ao nível de profissões em via de extinção ou irremediavelmente extintas, numa recolha sistemática para memória futura.

Só preservamos o que conhecemos e amamos. O nosso contributo para o desenvolvimento é este.

A par de muitas outras associações já existentes, ou que vão surgindo, porque há espaço para isso, o património deverá unir e motivar todos os cidadãos, porque desconhecimento provoca o abandono, a ruína.

Convém lembrar que, antes de 1974, o associativismo ligado ao património era incipiente e apenas coisa de eruditos.

Toda uma série de objectos, que fazem ou fizeram parte do nosso quotidiano. Homens e mulheres que nos deram teatro, danças, contos, poetas de raiz popular, tradições e nos transmitiram ensinamentos, costumes ancestrais, que nos remetem para outros povos e outras culturas que aqui viveram antes de nós.

Este legado obriga-nos a continuar no caminho traçado e porventura sermos mais interventivos, alertando e estimulando municípios e demais entidades, sobre os atentados e delapidação a que assistimos todos os dias.

Comemoramos os quarenta anos do 25 de Abril, na nossa esfera de actuação.

É urgente que continuemos a lutar por um mundo melhor.

VIVA O 25 DE ABRIL!

Maria do Céu Ramos


(pré-publicação do texto desta vice-presidente da Direcção da Aldraba, que constituirá o editorial do nº 15 da nossa revista, actualmente em composição tipográfica) 

1 comentário: