sexta-feira, 11 de abril de 2014

Na casa do Alentejo, com Abril em fundo
















A Aldraba propôs aos seus associados assinalar por diversas formas, ao longo do mês de Abril de 2014, o 40º aniversário da data luminosa que, em 1974, marcou a conquista da democracia no nosso país, comemorando, em simultâneo, o 9º aniversário da nossa Associação.
Nesta primeira iniciativa, revisitámos a Casa do Alentejo, ponto de encontro obrigatório de todos os alentejanos radicados na Grande Lisboa, e de muitos amigos que nos acompanham neste gosto pelo Alentejo e por tudo o que de lá nos chega. Por parte da sua Direcção, onde contamos com amigos certos (de que destacamos a nossa associada Rosa Honrado Calado), sempre nos sentimos acarinhados pela recepção calorosa que nos dispensam.
Foi um serão inesquecível este, em que apreciámos as iguarias que nos haviam preparado e em que conhecemos, ou lembrámos, detalhes da história e do percurso cívico e cultural da “Casa” e das suas perspectivas de desenvolvimento futuro.
Inesquecível também pelo que cada um de nós partilhou das suas memórias pessoais e de grupo ligadas ao 25 de Abril. Alegrias muitas, algumas tristezas, talvez saudades pelos tempos vividos há 40 anos, mas sempre a convicção de que ainda temos força que baste para cumprir Abril...ou cumprir Portugal!

Jorge de Sena, em Maio de 1974, escreveu um texto a que deu o título de "Com que então libertos, hein!" de que aqui fica um excerto:
...
Porque é belo e é magnífico
o entusiasmo e é sinal esplêndido de estar viva uma nação inteira.
Mas a vida não é só correria e gritos de entusiasmo, é também
o desafio terrível do ter-se de repente nas mãos
os destinos de uma pátria e de um povo, suspensos sobre o abismo
em que se afundam os povos e as nações que deixaram fugir
a hora miraculosa que uma revolução lhes marcou.
...
MEG (com fotografias de LFM)

Sem comentários:

Enviar um comentário