sábado, 15 de março de 2014

Visita às Galerias da Vida Rural (M.N.Etnologia) no próximo domingo, 23.março


A ALDRABA vai começar no domingo, dia 23 de março, de manhã, a dar execução a um novo objetivo do Plano de Atividades para 2014, aprovado pela primeira vez pela Assembleia Geral de 31.1.2014.

Trata-se de promover “visitas a museus ou exposições que se insiram no espaço e património popular”, o que nos propomos desencadear desde agora, com iniciativas da Direção ou propostas pelos associados.

Começaremos pelo Museu Nacional de Etnologia, situado na Avenida Ilha da Madeira, em Lisboa (a cerca de 10 minutos a pé do Estádio do Restelo, ou a 15 minutos do Mosteriro dos Jerónimos), e que dispõe do telefone 21 304 11 60.

O Museu foi criado em 1965, e encontra-se desde 1975 instalado num edifício expressamente construído segundo os mais atualizados critérios museológicos.

É dirigido pelo conceituado antropólogo Prof. Joaquim Pais de Brito, amigo da nossa Associação, que em 2008 já nos deu o privilégio de fazer o lançamento de um dos números da revista “Aldraba”.

O Museu tem hoje um acervo de mais de 26 000 objetos, provenientes de todo o mundo, e entre os quais sobressaem as coleções de alfaias agrícolas portuguesas, de têxteis tradicionais e de objetos de arte africana provenientes dos países lusófonos.

Possui uma das mais completas coleções dedicadas ao mundo rural, merecendo a visita de todos os que por estas matérias têm interesse.

O centro desta visita da ALDRABA vão ser, precisamente, as “Galerias da Vida Rural”, um espaço dedicado às coleções ilustrativas dos temas da agricultura, pastoreio, tecnologias tradicionais e equipamento doméstico na sociedade rural em Portugal.

Testemunhos materiais de modos de vida evanescentes ou, em muitos casos, já desaparecidos no momento da sua recolha, a maior parte dos objetos apresentados nestas Galerias foi reunida sobretudo entre as décadas de 1960 e 1970, por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira, elementos da equipa que está na origem do Museu Nacional de Etnologia e que, com Jorge Dias e Fernando Galhano, havia iniciado em finais da década de 1940 o seu percurso de investigação.

Esta investigação foi conduzida de acordo com um projeto inovador que consistiu em levantamentos e recolhas sistemáticas, extensivos a todo o território continental e ilhas, prestando particular atenção à identificação e estudo das técnicas e tecnologias tradicionais do mundo rural, com profunda consciência das mutações que se anteviam.

Os participantes nesta visita da ALDRABA (associados, familiares e amigos), devem concentrar-se à entrada do Museu às 10 horas da manhã.

As entradas são gratuitas durante o período da nossa visita.

Divulguem! Compareçam! Participem!

A Direção

1 comentário: