terça-feira, 19 de junho de 2012

Nomes de localidades em azulejos (cont.11)










Voltamos hoje à divulgação de mais placas toponímicas de azulejos, das tais que o Automóvel Clube de Portugal colocou quase há cem anos nas entradas das cidades, vilas e aldeias.

Os amigos da ALDRABA têm sido a nossa principal alimentação, o que muito nos alegra!

Anteontem (17.6.2012), a nossa incansável amiga Susana Rodrigues enviou-nos umas tantas fotografias, com a seguinte estimulante mensagem:

“Caros amigos,
Anexo as últimas descobertas. Sei que algumas já são repetidas para vós, contudo envio na mesma, pois em duas das localidades encontrei-as em ambas as entradas (Norte e Sul). Soube também por um arqueólogo de Almodôvar que, em Castro Verde, "a placa se encontra danificada pois procederam a obras nas paredes da casa e metade da placa desapareceu com a parte de parede que foi deitada abaixo". Ora, como eu nesse mesmo dia a fotografara de manhã, devo concluir que provavelmente existirá outra placa que não encontrei, essa sim já danificada pelas ditas obras.
Também percebi que, ao longo da Nacional 2, se não há, já houve placas por tudo quanto é terrinha. Se alguém fizer esta estrada, para sul, até Faro, ou para Norte, até Chaves, mantenha a pestana bem aberta…”

Muito obrigado, Susana, e aqui reproduzimos as que ainda não havíamos publicado antes, ou seja, de Alcáçovas, das Caldas de Monchique, de Ciborro (Sul), duas do Escoural (Norte e Sul), de Oeiras e da Póvoa de Santa Iria. Por conseguinte, quatro do distrito de Évora, uma do distrito de Faro e duas do distrito de Lisboa. As de Ciborro (Norte), de Castro Verde e de Ourique já saíram no nosso blogue.

O Luís Maçarico disponibilizou-nos recentemente fotografias de duas placas da cidade de Évora, ambas à volta das Portas de Moura. Uma delas já a tínhamos publicado, a outra reproduzimo-la hoje.

Finalmente, e com a devida vénia, tomamos de empréstimo do blogue “Diário de Bordo” mais uma fotografia aí publicada do Manuel Campos Vilhena, desta vez de S. Miguel de Machede (também do distrito de Évora).

Com este 12º post da nossa série “Nomes de localidades em azulejos”, completamos 91 gravuras reproduzidas, de 85 localidades diferentes em 12 distritos do país.

JAF

1 comentário: