quarta-feira, 30 de maio de 2012

O XXI Encontro da Aldraba juntou memórias, sentimentos e inteligências no concelho de Mértola













Foram duas dezenas de associados, da área de Lisboa e dos concelhos de Mértola e de Aljustrel, e com eles diversos outros amigos, os que se reuniram no fim de semana de 26 e 27 de maio de 2012 nas povoações de Mértola, da Moreanes, de Santana de Cambas e da Mina de São Domingos.

Encontro muito caloroso de amigos e de militantes do associativismo e da valorização dos patrimónios locais, que proporcionou experiências muito fortes a todos os presentes, e o justo estímulo aos que trabalham em meios difíceis e muitas vezes hostis.

No Campo Arqueológico de Mértola, logo na manhã do sábado, o Encontro teve o acolhimento dos professores Cláudio Torres e Susana Goméz, que apresentaram o rico trabalho aí desenvolvido, e nos acompanharam em visita ao Museu Islâmico.

Juntaram-se também ao grupo, nessa altura, o presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola, Jorge Revez, e o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal, João Serrão Martins.

No resto do dia 26, os participantes almoçaram no Centro de Apoio a Idosos da Moreanes, onde conheceram a sua intensa atividade de dinamização local, e mais tarde foi visitado o Museu do Contrabando de Santana de Cambas, com um animado diálogo travado com os antigos contrabandistas Francisco Pereira e Francisco Neto, e com Maria Júlia Carrasco, filha de um comerciante que teve grande envolvimento no setor.

No fim da tarde, o Encontro incluiu ainda uma breve passagem pela Casa do Mineiro, em São Domingos, e às ruínas das instalações do que foi a Mina, com o acompanhamento muito profissional da Sara Ribeiro.

Na manhã do dia 27, guiados pelo José Constantino Costa, da Cooperativa Itinerante, os participantes deste XXI Encontro da Aldraba realizaram um percurso pedestre de 10 quilómetros, num dos trilhos do contrabando do concelho, numa experiência que permitiu um estimulante convívio em torno da dureza da vida ali vivida.

À tarde desse domingo, de novo com o acompanhamento de Susana Goméz, foi o contacto com a Igreja/Mesquita de Mértola, e com a estação arqueológica da base do Castelo.

Dois dias intensos de conhecimento e partilha, com a identificação de muitas pistas para iniciativas futuras.

JAF (fotos de MEGomes)

Sem comentários:

Enviar um comentário