segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nomes de localidades em azulejos (cont.8)









Nas nossas deambulações pela blogosfera, encontrámos mais um companheiro, de seu nome Hélio Manuel Coelho Matias, preocupado e actuante na preservação deste património das localidades portuguesas. No seu blogue “Valado dos Frades - História e estórias”, dedicado às memórias e às realidades daquela povoação da região da Nazaré (distrito de Leiria), publicou um post que acompanha a foto de uma placa toponímica em azulejos, que aqui reproduzimos, bem como o próprio texto de intervenção, que merece o nosso aplauso:

“A placa toponímica que se mostra na imagem existirá pelo menos há cerca de 70 anos, situada na esquina dum prédio do sr. Maurício Inácio dos Santos, mesmo no largo da Estação. Havia uma outra com Vallado-Alcobaça na rua Prof. Arlindo Varela, implantada num prédio quase em frente do Clube Recreativo Beneficente Valadense. Foi sujeito a obras...ninguém se interessou e...foi deitada abaixo! O alerta...é para o perigo que corre o painel mostrado já em adiantada degradação. Poderão acontecer diferentes situações, degradação pura ou desaparecimento se obras forem feitas. Ora este painel também faz parte da história do Valado, e é importante que se não perca. Como é possível acautelar? Sugiro que a Junta de Freguesia tome uma atitude de interesse, e actue junto do proprietário do prédio para assim chegar a uma solução, a fim de não termos de lamentar a perda irreparável...de quem já está mal!”.

Por outro lado, da Maria Teresa Oliveira (blogue “Diário de Bordo”), reproduzimos desta vez a foto, de sua autoria, da placa da Amieira do Tejo (distrito de Portalegre), e duas fotos, da autoria de Manuel Campos Vilhena, das placas de Dagorda (distrito de Lisboa) e do Vale de Figueira (distrito de Santarém). Os nossos agradecimentos por mais estas três preciosidades.

Com as quatro placas de hoje, atingimos um total de 76 placas já publicitadas (de 73 localidades diferentes, situadas em 12 distritos do país).

JAF

2 comentários:

  1. Penso que em "http://entretejodiana.blogs.sapo.pt/278579.html" também temos uma destas placas toponímicas.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Rafael. Já encontrei, no blogue que indicou, a interessante placa da Ouguela, que reproduziremos um destes dias. Um abraço

    ResponderEliminar