domingo, 16 de outubro de 2011

Apresentação do n.º 10 do boletim “Aldraba”



Decorreu no dia 12 de Outubro, no Grupo Desportivo e Escolar Os Combatentes, a apresentação do n.º 10 do nosso boletim e, tal como previsto. contámos com a presença entusiasta e estimulante da antropóloga Paula Godinho.
A sessão iniciou-se com palavras dos presidentes das duas associações, tendo Júlio Machado evidenciado a disponibilidade que o GDEC sempre manifestou e o gosto com que acolhe as iniciativas ali realizadas pela Aldraba. José Alberto Franco, ao mencionar alguns temas deste boletim, fez-nos um retrato comovido do percurso profissional e cívico do Manuel Sobral Bastos, que recentemente nos deixou, e enfatizou a colaboração de dois novos jovens associados com temas relacionados com aquilo que poderemos designar como “patrimónios recentes”.
Luís Filipe Maçarico apresentou a nossa convidada, tendo salientado o seu vasto currículo académico em associação com o trabalho de campo que sempre tem privilegiado, a sua disponibilidade para alunos e colegas, e a sua intervenção de natureza cívica.
Paula Godinho, ao passar em revista os temas deste n.º 10 do nosso boletim, falou-nos da importância que atribui ao trabalho que a Aldraba tem vindo a desenvolver, discreto e consistente, de estudo e valorização dos assuntos do património popular. Destacou os artigos de Marta Barata, sobre graffiti, de Marco Valente, sobre as aldrabas e batentes de Selmes, de Luís Maçarico, sobre o Santo António, e de Ricardo Colaço, sobre o tesouro da Basílica de Castro Verde.
Para além dos seus comentários de grande oportunidade, que muito apreciámos, agradecemos-lhe as palavras de incentivo para continuar que nos deixou, com a sua grande simpatia, gentileza e optimismo.


MEG (foto Luís Ferreira)

1 comentário:

  1. Foi, em meu entender, um dos grandes momentos da Aldraba, por termos apresentado o décimo volume da revista, com a Professora Paula Godinho, que se junta à galeria de outros nomes de referência, como Apio Sottomayor, Joaquim Pais de Brito e Rui Dia José, que nos acompanharam anteriormente. Parabéns, companheiros da direcção, Parabéns conselho editorial, Parabéns Combatentes, Bem Haja, Paula!

    ResponderEliminar