sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os nomes das localidades em azulejos (cont.3)















Logo a seguir ao post que aqui publicámos em Janeiro, em que demos a conhecer a fotografia que um amigo captou e nos mandou, com a placa em azulejos de Figueira de Castelo Rodrigo, uma outra amiga da Aldraba sentiu-se estimulada com o desafio, tendo registado e tendo-nos disponibilizado a foto de uma placa que sobrevive no Monte da Caparica, implantada, aliás, em parede que é hoje de cor bastante berrante…

Muito obrigado, pois, à Maria do Céu Ramos, por este curioso registo do distrito de Setúbal.

Pouco a pouco, vamos assim contribuindo para esta saga da recuperação de um interessante património dos princípios do século XX.

Apeteceu-nos então voltar a procurar na blogosfera mais fotos de placas toponímicas em azulejos, que outros entusiastas têm publicado nos últimos meses, e que nos propomos aqui reproduzir, com a devida vénia a esses nossos companheiros de aventura.
No “Diário de Bordo”, de Maria Teresa Oliveira, e em sucessivos posts, encontrámos agora belas fotografias de placas de Alapraia, Alcabideche, Areia, Cabo Raso, Colares, Galiza, S.Pedro de Sintra e Vilar (distr.Lisboa), e Barbacena (distr.Évora).
Em “www.panoramio.com”, fomos encontrar uma foto da placa que assinala Santa Bárbara de Nexe, no distrito de Faro.
Por seu turno, o blogue “Vila do Ferro” regista a placa dessa localidade do distrito de Castelo Branco, e publica na oportunidade um interessante texto sobre esta temática.
Por último, a já referida M.T.Oliveira reproduz - e nós fazemos o mesmo…- quatro registos fotográficos da sua amiga Susana Rodrigues: Barcarena, Sintra e Tercena (distr.Lisboa), e Vendinha (distr.Évora).

Curiosidade: as placas que reproduzimos de Sintra e S.Pedro de Sintra testemunham a antiga grafia “Cintra”, e a de Tercena dá conta do nome “Torcena”, que foi usado até 1930.

JAF

2 comentários:

  1. Parabéns por mais estes "achados" agora encontrados. Seria importante associar o Automóvel Clube de Portugal, de quem julgo que partiu a ideia de dotar determinadas localidades com estas placas identificativas, a este gosto pela recuperação de tão interessante património.
    MEGomes

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! Felicito os amigos pela iniciativa. Fico à espera de mais.

    ResponderEliminar