segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alpedrinha revisitada










Decorreu, entre 17 e 19 de Setembro, mais uma edição do Festival dos Caminhos da Transumância, este ano alargado a mais espaços da vila – o Terreiro de Santo António, onde decorreu a mostra de produtos e animais da região, e um outro pólo de música e animação no belíssimo Largo da Casa do Pátio.
De novo lá estivemos, deixando-nos impregnar por aqueles sons, cheiros e afectos.
Os chocalhos, os bombos e os acordeões, as flautas e as gaitas de foles encheram mais uma vez as ruas de Alpedrinha, numa mistura que continua a encantar os muitos milhares de visitantes que por lá passam e tornam em cada ano. Salientamos a presença de Além Tejo que este ano marcou momentos muito ricos do Festival, com os já habituais Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, o grupo feminino de Viana do Alentejo, com a sua festa da lã e oficina do feltro, que muito encantaram crianças e adultos, e o Pedro Mestre que, com a sua viola campaniça, o Grupo de Cantares os Cardadores da Sete e grande sensibilidade e sentido de humor nos proporcionou mais um serão de enorme beleza.
A tradição recuperada traz-nos de volta comes e bebes de outros tempos, que em cada tasca improvisada nos deliciam, à mistura com a habitual hospitalidade das gentes da terra.
Na manhã de domingo, a magia da Gardunha fez-nos de novo companhia na caminhada através da serra, com passagem por Alcongosta. Por estradas, caminhos e via romana, atrás do rebanho e dos pastores, desfrutámos das paisagens lindas numa manhã cheia de luz e sol, das amoras e dos figos do caminho, e do ar da serra. Como convidava uma camisola de um dos muitos caminheiros, e eu recomendo, “Engardunha-te”!
Rever os amigos e o trabalho que continuam a fazer em prol da terra e do Festival, é sempre um prazer de que já nos habituámos a não abrir mão.
É disso mais um exemplo a recente abertura ao público do, agora iniciado, Museu da Música. E com que orgulho o Francisco Roxo nos mostra todo o espólio acumulado e nos descreve todo o trabalho que há para fazer! Aqui fica uma palavra de admiração e estímulo à Liga dos Amigos de Alpedrinha.

MEG, fotografias de JAF e MEG

1 comentário:

  1. Belas imagens, palavras sábias. Retrato de uma festa com o olhar do afecto e da alegria.
    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar