quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Conclusões da Assembleia Geral de 16.12.2006



A Assembleia Geral da Aldraba realizada no passado dia 16 de Dezembro cumpriu plenamente os objectivos previstos.

A seguir à ratificação da entrada do novo vogal para a Direcção, Leonel Costa, procedeu-se à análise e à votação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2007, e à adopção do Regulamento Interno Geral da Associação, tendo sido tomadas em devida consideração as intervenções e algumas propostas de modificação apresentadas por diversos associados (José Chitas, Fernando Duarte, Mª Eugénia Gomes, Luís Jordão, José Prista, Mª Amélia Sobral, Luís Franco, Rogério Rodrigues, Pedro Alves e Jorge Rua Carvalho).

O Plano de Actividades de 2007 aprovado passou a ter a redacção final que se reproduz em seguida.

Aprovou-se também o Orçamento para o ano de 2007, que prevê um total de proveitos correntes de 5300 euros e um total de custos correntes de 6020 euros, sendo contudo positivo o saldo final (no montante de 280 euros) em função do saldo favorável de 1000 euros estimado para o exercício de 2006.

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2007
Em termos associativos, a ALDRABA conseguiu nestes dois anos de existência, seja nos meses iniciais, enquanto projecto de promoção de uma ideia, seja depois da sua fundação legal, um património humano e de reflexão que merece ser aprofundado e dinamizado.
Dos 80 associados iniciais, ultrapassámos os 120 que nos propusemos para 2006, e é com esse estímulo que pretendemos contribuir para a salvaguarda de patrimónios identitários, sem os quais o nosso quotidiano e o futuro daqueles a quem transmitiremos o testemunho seria certamente menos envolvente.
Actividades a desenvolver:
1. Realizar entre dois e quatro encontros temáticos, em datas que se venham a revelar propícias, com instituições nossas parceiras (a título de exemplo, poderemos apontar para abordagens em torno do bacalhau e do Museu Marítimo de Ílhavo, do xisto e da cereja com o associativismo das Beiras, ou da doçaria saloia no Oeste).
2. Dar continuidade a iniciativas já esboçadas, como os jantares/tertúlias nas casas regionais sedeadas em Lisboa.
3. Incentivar e concretizar debates acerca das questões do património imaterial e promover iniciativas concretas em torno da consagração de alguns objectos e saberes enquanto Património da Humanidade, com a eventual colaboração de algumas Universidades com especialização nas áreas das Ciências Sociais.
4. Prosseguir e aprofundar as parcerias iniciadas com diversas associações e autarquias.
5. Manter a ligação ao Arraial do 25 de Abril em Lisboa, à Festa dos Chocalhos em Alpedrinha (Setembro) e ao Festival do Chícharo em Alvaiázere (Outubro).
6. Participar no Festival Islâmico de Mértola (Maio).
7. Celebrar o 2º Aniversário da nossa Associação.
8. Desenvolver o blogue, o site “Aldraba digital” e os contactos com a comunicação social, potenciando a divulgação de iniciativas e pontos de vista.
9. Publicar o Boletim com periodicidade semestral e iniciar a edição dos Cadernos Temáticos.
10. Cooperar com iniciativas exteriores nos domínios da cidadania e da memória e na evocação ou comemoração de personalidades ligadas ao património.
No decurso do ano de 2007, haverá ainda que assegurar a realização das eleições para o segundo mandato dos órgãos sociais da ALDRABA.
JAF