terça-feira, 22 de maio de 2007

A exposição da Aldraba no 4º Festival Islâmico de Mértola












A Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular apresentou em Mértola a exposição (reformulada) sobre "Aldrabas e Batentes", que tem percorrido o país: Lisboa, Alvaiázere (Leiria), Azinhaga (Ribatejo), Alpedrinha (Beira Baixa) e, agora, Alentejo.

Pelo recinto passaram o presidente da autarquia, dr. Jorge Pulido Valente, o presidente da região turística Planície Dourada, eng. Vítor Silva, e centenas de visitantes, entre os quais duas dezenas de associados da Associação. Também visitaram o espaço alguns magrebinos, participantes no Festival.

Nesta mostra distribuiu-se o Manifesto, um texto sobre o tema da exposição e um artigo de Santiago Macias, que também visitou a exposição.

A grande sensação foram os quatro postais, um com uma aldraba, outro com um batente em forma de serpente, ambos de Montemor-o-Novo e dois cataventos.

Parabéns à direcção por esta iniciativa.

Texto de Luís Filipe Maçarico e fotos de Rosário Fernandes (1) e LFM (2 a 11)

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 22:19 6 comentários

COMENTÁRIOS
Fazendeiros disse...
Olá, parabéns pela exposição.Eu também estive no Islâmico muito bom.vejo que os batentes e as Aldrabas de Montemor-o-Novo fizeram furor. Como estamos a preparar o Festival Internacional de Folclore para Agosto, gostaria de saber se estavam interessados em expôr também alguns Batentes e Aldrabas aqui em Montemor-o-Novo durante o festival. Um abraço
23 Maio, 2007 14:25
Fernando Pinto disse...
Sem dúvida, uma bela exposição! Também gosto muito de fotografar aldrabas, porque possuem alma, a alma de quem as toca...Abraço,Fernando Manuel Oliveira Pinto
24 Maio, 2007 15:20
Fernando Pinto disse...
Obrigado, amigo Luís, pelo incentivo.Estou a preparar um projecto, a preto e branco, muito interessante. Depois conto-te os pormenores, porque desejo muito que participes nele. Quando for a Lisboa, com tempo, falo contigo. Pode ser?Só um poeta, como tu, para olhar para o meu sentir fotográfico. Obrigado por tudo! A minha próxima foto é para ti. Espero que gostes!A minha Inês e o meu Leonardo mandam-te beijinhos. Fica bem!
24 Maio, 2007 16:03
a.castro disse...
Curiosamente já vi noutro blogue a primeira imagem do post (uma cesta de flores e pêssegos?) que deve ter sido "surripiada" daqui!...Abraço.
25 Maio, 2007 22:11
marialascas disse...
Muito interessante a exposição. Há batentes que também são muito interessantes.
26 Maio, 2007 18:51
Alexandre Pirata disse...
Olá Amigo Maçarico!Fico feliz que o Projecto da Aldraba, continua a bater forte pelo país fora.Tive imensa pena de não ter podido dar um salto a Mértola, ao Festival Islâmico, mas as Abelhinhas não me permitiram dois fins de semana de folga.Um abraço e felicidades,Alexandre Pirata
28 Maio, 2007 03:09

Sem comentários:

Enviar um comentário