terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Assembleia Geral - amanhã, 18horas, n'Os Combatentes



Recorda-se que vai decorrer a Assembleia Geral da Aldraba, convocada para o dia 20 de Janeiro de 2009, com início às 18 horas, no Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes", sito na Rua do Possolo, 7, em Lisboa.

Iremos apreciar e votar o Relatório e Contas de 2009 da Direcção e o Plano de Actividades e Orçamento para 2010.
MEG

6 comentários:

  1. Caros associados e amigos:

    Na sessão de amanhã, a Assembleia Geral terá à sua disposição os documentos aprovados pela Direcção relativos à avaliação do ano de 2009 e à programação do ano de 2010. Nesses documentos, estão incluídas as Contas do ano findo e o Orçamento para o novo ano. Estão também disponíveis os dois pareceres do Conselho Fiscal.
    Para que o Relatório de 2009 e o Plano para 2010 possam ser conhecidos, não apenas dos associados que amanhã estarão presentes, mas também dos demais amigos e associados da ALDRABA, deixo os seus textos em novas mensagens depois do presente "comentário".

    José Alberto Franco, presidente da Direcção

    ResponderEliminar
  2. RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2009

    Tendo em vista os princípios e finalidades da nossa Associação, desenvolvemos em 2009 as seguintes iniciativas:

    Assembleia Geral, 29-1-2009
    Na sede do Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes", realizou-se a sessão ordinária única da Assembleia Geral da Aldraba, em que foram apreciados e aprovados o Relatório e Contas de 2008, o Plano de Actividades e do Orçamento para 2009, e os respectivos pareceres do Conselho Fiscal.
    Foi analisada, sem ter sido objecto de deliberação, qual a atitude a tomar perante associados com significativo atraso nos pagamentos da quotas.

    Lançamento do nº6 do boletim "Aldraba", 14-3-2009
    Na presença de muitos amigos e interessados, em que figuravam diversos alunos do Mestrado "Portugal Islâmico e o Mediter-râneo", foi apresentado em Mértola pelo professor Santiago Macias, investigador do CAM e associado da Aldraba, o boletim nº 6 da nossa Associação.
    Marco Valente, Luís Filipe Maçarico e José Alberto Franco, também intervieram na sessão, que foi um estimulante momento para a partilha de saberes, quer da mesa quer da assistência.

    Numa aldeia do Baixo Alentejo, 15-3-2009
    Mais uma vez rumámos ao sul para cumprir a tradição e mais uma vez festejámos a amizade e o gozo de estar entre amigos.
    Ritual de subsistência até à geração de nossos pais, a matança do porco é hoje momento de convívio e pretexto para juntar os amigos à roda de mesa farta das mais diversas iguarias. Mãos hábeis, discretas e silenciosas esmeram-se a confeccionar os pratos que a tradição manda que se comam em tal ocasião. Depois, há sempre os vinhos que se guardam para estas ocasiões especiais e os doces que, saídos há muito dos conventos, são feitos com tal saber e imaginação que bem se podem comparar a obras de arte.
    (...)

    ResponderEliminar
  3. RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2009 (2ªparte)
    Em Abril...
    Na noite de 24, e em resposta ao desafio da Associação Abril, estivemos de novo no Arraial no Largo do Carmo para, em conjunto com os outros grupos e associações cívicas, festejar a Liberdade.
    No dia 25, acompanhámos os amigos do Grupo Dramático e Escolar “Os Combatentes” e da Sociedade Musical Ordem e Progresso na arruada pelas principais ruas da Freguesia dos Prazeres, com muita música e muitos cravos. Pela tarde fora, alguns de nós voltámos à Avenida... da Liberdade.

    Eleições para o biénio 2009/2011
    Convocada e anunciada nos prazos estatutários, e divulgada por e-mail e por carta enviada a todos os associados (com o programa de candidatura da lista apresentada e boletim de voto para quem pretendesse votar por correspondência), teve lugar em 3-5-2009 a eleição dos órgãos sociais da Aldraba para o período Maio 2009/Abril 2011.
    Além da continuidade da maioria dos dirigentes cessantes, regista-se o ingresso de três novos elementos para os órgãos sociais, a saber, o novo presidente do Conselho Fiscal João Coelho, a nova vice-presidente da Direcção Natividade Anastácio e a nova secretária da Assembleia Geral Manuela Sacarrão.

    Comemoração do 4º aniversário da Associação
    Com um animado jantar de confraternização, no próprio dia da eleição de 3-5-2009, comemorámos o nosso 4º aniversário no restaurante Bonjardim, para manter a tradição iniciada nesse local em 2005, após a realização da Assembleia Geral de constituição da Associação.

    Cadernos Temáticos – Lançamento no V Festival Islâmico de Mértola, 21-5-2009
    Levado a cabo o grande desafio que foi a edição do primeiro número dos Cadernos Temáticos, subordinado ao tema “Aldrabas e batentes de porta: uma reflexão sobre o património imperceptível”, surgiu a oportunidade de fazer o seu lançamento durante o V Festival Islâmico que decorreu em Mértola de 21 a 24 de Maio.
    Com o Salão Nobre da Câmara Municipal repleto de associados e amigos, a sessão de lançamento contou com as intervenções de José Alberto Franco, que sintetizou os objectivos da nossa associação, de José Prista, que se referiu às vicissitudes por que passou esta “empreitada” durante os três anos em que se procuraram criar as condições para uma edição nesta natureza, e de Luís Maçarico, que pormenorizou alguns aspectos da sua reflexão sobre o tema.
    A apresentação da obra esteve a cargo do professor Cláudio Torres que, com maestria e grande poder de comunicação, proferiu uma autêntica aula acerca dos objectos relacionados com o poder simbólico da mão.
    (...)

    ResponderEliminar
  4. RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2009 (3ªparte)
    XIV Encontro da Aldraba, “Do verso ao solidó: Memórias de Carnaxide”, Carnaxide, 5-7-2009
    Mais de três dezenas de associados e amigos, com grande e entusiástica presença dos mais jovens, deram forma ao que foi o XIV Encontro da Aldraba, por terras do Concelho de Oeiras – Carnaxide e Linda-a-Pastora.
    Em Carnaxide, sempre conduzidos pelo nosso amigo João Figueiredo (funcionário da C.M.Oeiras), visitámos a Igreja de S. Romão, a Mãe-de-Água e parte do labirinto engenhoso, mandado construir no Séc. XVIII, por D. José I, que permitia a capta-ção da água na Nascente das Francesas e a sua condução até ao chafariz público situado em frente daquela igreja.
    À imagem de outros arrabaldes da cidade de Lisboa, Carnaxide foi zona de bonitas quintas, por onde passaram Camilo Castelo Branco, Tomás Ribeiro e Cesário Verde, entre outros, e onde pudemos apreciar, desde a arquitectura romântica de Luigi Mani-ni, até aos belos painéis de azulejo de Bordalo Pinheiro.
    Depois de um passeio a pé até ao Santuário da Senhora da Rocha, com passagem pela cerca da casa que foi de Tomás Ribeiro, almoçámos no Mirante da Rocha, em alegre convívio de amigos, visitámos o interessante edifício da Casa de Saúde de Carna-xide e acabámos a tarde na Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide (SFFC), com uma muito sentida e participada conversa com o seu vice-presidente, sobre o movimento associativo e as suas grandes dificuldades actuais.

    Cadernos Temáticos – Sessões de divulgação no 8º Festival dos Chocalhos de Alpedrinha, 19-9-2009, no 6º Festival do Chícharo de Alvaiázere, 4-10-2010, e na Biblioteca Municipal Almeida Faria (Montemor-o-Novo), 17-11-2009
    Nos certames populares dos chocalhos e do chícharo, onde a nossa associação tem vindo a estar representada nas suas sucessivas edições, efectuámos em 2009 sessões de divulgação do nº 1 dos Cadernos Temáticos, respectivamente, na Capela do Leão e na Casa da Cultura, com o patrocínio das Câmaras Municipais do Fundão e de Alvaiázere e, no primeiro caso, também da Junta de Freguesia de Alpedrinha.
    A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo foi a primeira a reagir favoravelmente, das várias a quem propusemos sessões de divulgação dos Cadernos Temáticos, estando previstas outras no ano de 2010.
    Nessas sessões, José Alberto Franco informou dos objectivos da Aldraba e Luís Maçarico desenvolveu os aspectos mais salientes tratados no nº 1 dos Cadernos Temáticos, tendo suscitado animado diálogo com os assistentes.
    (...)

    ResponderEliminar
  5. RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2009 (4ªparte)
    XV Encontro da Aldraba, “Ver, ouvir e saborear ao sul”, Aljezur, 28/29-11-2009
    Com cerca de 25 participantes, o XV Encontro da Aldraba decorreu no concelho algarvio de Aljezur, centrado nos usos e tradições da população local, e ainda nas memórias populares relacionadas com a 2ª Guerra Mundial, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur, das Juntas de Freguesia de Aljezur, e a colaboração activa da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHA) e da Associação dos Produtores de Batata Doce de Aljezur (APBDA).
    Na sede da ADPHA, a sua riquíssima actividade foi apresentada pelos seus Presidente José Manuel Marreiros e Vice-Presidente José Francisco Estêvão.
    Após o almoço de sábado, no restaurante Chefe Dimas, deslocámo-nos para a povoação do Rogil, onde, com a colaboração da APBDA, se realizou uma animada sessão na sala do Grupo Folclórico local, que incluiu uma apresentação sobre o que foi a batalha aérea de Aljezur, de Julho de 1943, e também testemunhos sobre a vida dos artesãos e agricultores do concelho.
    Também no Rogil, tivemos no final da tarde uma refeição volante, com petiscos e doces facultados pela Câmara Municipal, a que se seguiu um convívio com poetas populares.
    No domingo de manhã, efectuaram-se visitas guiadas aos museus de Aljezur, terminando o Encontro com um excelente almoço de feijoada de batata doce, no restaurante Rute-O Ivo.

    6.º jantar-tertúlia da Aldraba, Clube de Futebol Benfica, 15-12-2009
    Prosseguindo o seu intuito de conhecer a vida e as realizações de associações populares com sede em Lisboa, a Aldraba realizou mais um jantar-tertúlia, desta vez no Clube de Futebol Benfica.
    Para além dos pitéus preparados pelo Sr. Manuel, contámos com a presença do amigo Domingos Estanislau, Presidente da Direcção da colectividade, num serão rico de história e histórias. Da história do clube e das muitas histórias do seu dia a dia se falou com emoção, sentido de dever e grande alegria pelo trabalho feito.
    Um clube que continua muito enraizado na população do bairro de Benfica e que, contrariamente a outras antigas colectividades desportivas de Lisboa, resistiu à tentação de enveredar pelas modalidades profissionais, de popularidade garantida, mas exigindo investimentos gigantescos só suportáveis por organizações empresariais, e continua a apostar num grande número de modalidades amadoras e no desporto e educação física juvenis, um exemplo que a Aldraba saúda.
    * * *
    Tal como nos anos anteriores, consideramos globalmente que se cumpriu o Plano de Actividades estabelecido.

    Assegurou-se a publicação semestral do Boletim “Aldraba”, e deu-se continuidade ao blogue “A Aldraba”, procurando manter actualizada a sua finalidade informativa. Como elemento negativo, assinala-se que ainda não foi possível reatar o funcionamento do site “Aldraba Digital”, após as dificuldades técnicas verificadas (por motivos a que a associação é alheia).

    Lisboa, 15 de Janeiro de 2010

    A DIRECÇÃO
    Presidente
    José Alberto Franco
    Vice-Presidentes
    António Brito
    José Manuel Prista
    Margarida Alves
    Natividade Anastácio
    Secretário
    Leonel Costa
    Tesoureira
    Mª Eugénia Gomes

    ResponderEliminar
  6. PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2010

    De acordo com o art. 12º dos Estatutos da ALDRABA, a Direcção deverá apresentar à Assembleia Geral, até 31 de Janeiro, o Plano de Actividades para o ano que se inicia.

    O plano de actividades para este ano deverá ter na devida conta o programa de candidatura da Direcção eleita para o biénio 2009/2011, traçando as linhas gerais do que pensamos ser a forma mais correcta de continuar a cumprir os objectivos da ALDRABA, tal como desde 2005 as Direcções têm procurado fazer.

    Um aspecto essencial das propostas a considerar deverá continuar a ser a procura de uma maior participação dos associados, na sequência de esforços anteriormente prosseguidos

    Finalmente, achamos que devem prosseguir as parcerias iniciadas com diversas associações e autarquias, promovendo iniciativas conjuntas e suscitando protocolos de cooperação nos casos em que a interacção possa ter um carácter mais continuado.

    Assim, propomos para 2010 o seguinte Plano de Actividades:

    1. Realizar dois ou três encontros temáticos, em datas que se venham a revelar propícias.
    2. Continuar a iniciativa dos jantares/tertúlias em casas regionais ou associações recreativas e culturais sedeadas em Lisboa.
    3. Dar corpo a novas exposições sobre temas do património, nomeadamente quando existam associados interessados e disponíveis para colaborar na sua preparação.
    4. Realizar novas edições das Rotas da Aldraba.
    5. Alimentar o blogue “A Aldraba”, fomentando o debate alargado de ideias.
    6. Relançar o site “Aldraba Digital”, dando-lhe novo dinamismo e introduzindo novos conteúdos.
    7. Continuar a publicar o Boletim “Aldraba” com periodicidade semestral.
    8. Prosseguir as acções de divulgação do primeiro número dos Cadernos Temáticos.
    9. Criar condições para a edição do segundo número dos Cadernos Temáticos no primeiro trimestre de 2011.
    10. Reforçar a organização interna da Associação, continuando os esforços para obter uma sede, espaço físico essencial à optimização dos nossos recursos.
    11. Manter a ligação a certames de base popular regional, e cooperar com iniciativas exteriores nos domínios da cidadania e da memória e na evocação ou comemoração de personalidades ligadas ao património.

    Lisboa, 15 de Janeiro de 2010

    A DIRECÇÃO
    Presidente
    José Alberto Franco
    Vice-Presidentes
    António Brito
    José Manuel Prista
    Margarida Alves
    Natividade Anastácio
    Secretário
    Leonel Costa
    Tesoureira
    Mª Eugénia Gomes

    ResponderEliminar