quarta-feira, 7 de outubro de 2009

90 anos de percurso



O nosso associado e grande amigo Jorge Rua de Carvalho acaba de ser homenageado pela Junta de Freguesia de Prazeres a que se juntaram outras entidades, entre as quais a Aldraba através do Presidente do Conselho Fiscal João Coelho que, num depoimento de grande dimensão humana, exaltou o percurso deste homem artista, antifascista e cidadão solidário.

Reproduzimos, a propósito, um artigo publicado no N.º 7 do Boletim "Aldraba":

"Jorge Rua de Carvalho acaba de completar 90 anos de idade neste mês de Julho de 2009.

A Aldraba assinala com todo o afecto e camaradagem este marco na vida do nosso associado, que aprendemos a conhecer e respeitar como um exemplo vivo de trabalhador, de cidadão, de criador artístico, de militante associativo.

O Jorge foi um dos 80 fundadores da Aldraba, presente e interveniente na Assembleia Geral constituinte, em 25 de Abril de 2005, no Ateneu Comercial de Lisboa.

Nestes 4 anos, a Aldraba teve já a sua exposição de bonecos populares em duas mostras de grande impacto, no Museu República e Resistência, em Lisboa, e no Festival do Chícharo, em Alvaiázere.

Apesar das dificuldades inerentes à idade, o Jorge participa sempre que pode nos actos da vida da Aldraba, em encontros, assembleias gerais e eleições, encorajando os mais novos com as suas opiniões e preocupando-se sempre com a situação das finanças da associação.

Antes da nossa experiência em comum, sabemos que o Jorge Rua de Carvalho desenvolveu sempre intensa actividade associativa, em particular no Grupo Dramático e Escolar “Os Combatentes”, onde desempenhou durante várias décadas quase todos os cargos sociais, e onde tem sido um dos impulsionadores e praticantes do teatro amador.

Marceneiro de profissão, o Jorge decidiu esculpir em madeira o fruto da sua vasta e rica vivência da Lisboa dos bairros populares, dos pregões, dos ofícios, dos jogos infantis. Os seus cerca de 200 bonecos contam a história da cidade dos humildes e laboriosos, da criatividade dos simples, falam a linguagem da verdade, são património e identidade.

Nos últimos 15 anos, o Jorge também passou à escrita (poemas e prosa) a sua visão da vida e conhecimentos acumulados, tendo publicado "Desabafos", em 1994, "Lisboa saudade : Pregões e figuras típicas de Lisboa (anos 20-40)", em 1999, "Gente da Minha Rua", em 2003, e "Retalhos da Vida Saloia", em 2006.

Um grande abraço de gratidão ao Jorge Rua, e votos calorosos de saúde e vida!"

1 comentário:

  1. Um beijinho muito grande e o meu abraço para o Jorge Rua.
    O meu respeito por si, meu Amigo a quem agradeço a memória passada assim nos trabalhos que deixa.

    ResponderEliminar