domingo, 8 de junho de 2008

Carlos Consiglieri guiou dezenas de caminheiros, com a Aldraba
















A Aldraba promoveu hoje, durante duas horas, uma verdadeira lição de sabedoria (e partilha) com o seu novo associado, Dr. Carlos Consiglieri.

O primeiro percurso das Rotas da Aldraba decorreu entre a Rua do Alecrim (da Praça Duque da Terceira aos condomínios de Siza Vieira) e a Rua das Flores. Com uma introdução esplêndida, em que foram citados Cesário Verde e Eça de Queirós, a propósito da importância que o Cais do Sodré teve, enquanto ancoradouro do tráfego marítimo.

Observaram-se os pormenores do pequeno património e singularidades do legado mais visível, relacionando ambos com factos históricos ou lendários, passando pelos atentados de que têm sido vítimas.

O Hotel Bragança, a casa dos primeiros bifes, a Sacor e a exigência para ser admitido naquela empresa (só com nome brazonado), bem como os cunhais, enquanto marca da datação e genuinidade da arquitectura pombalina, as sinetas, as balaustradas, os gradeamentos e tantas outras vertentes destas ruas de Lisboa, foram vistas a pente fino pelo conceituado olisipógrafo.

Retivemos esta frase, logo no início do passeio: "Um país que não salvaguarda o seu património, tem de ser chamado à razão!"

LFM (texto e fotografias)

"A ALDRABA"
Publicada às 03:41:00 PM

Sem comentários:

Enviar um comentário