segunda-feira, 24 de novembro de 2025

XLV Encontro temático da Aldraba - "O património histórico e Irene Lisboa", Sobral de Monte Agraço, 13.dez.2025







A associação Aldraba vai realizar em breve o seu 45.º Encontro temático no Sobral de Monte Agraço, pequeno concelho de cerca de 10 500 habitantes, que faz parte da comunidade intermunicipal do Oeste, e que está situado entre os concelhos de Torres Vedras, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Mafra.

O Encontro terá a duração de um dia, mais precisamente a manhã e a tarde do segundo sábado do próximo mês de dezembro, dia 13.12.2025, a partir das 10h30 e até cerca das 18h30.

*   *   *

O Sobral de Monte Agraço é uma vila com um rico património histórico, sendo que o documento oficial mais antigo que se conhece a fazer-lhe referência é uma carta, de 1 de outubro de 1186, do rei D. Sancho I ao bispo de Évora, D. Paio, atribuindo a doação do “reguengo do Soveral”.

D. João I, em 1386, atribuiu “carta de privilégio” ao Sobral, em recompensa do seu papel ativo durante o cerco de Torres Vedras. Em 1518, D. Manuel I atribuiu foral a Monte Agraço, pelo qual são consignados as liberdades e garantias de pessoas e bens.

Durante as invasões francesas do séc. XIX, o Sobral de Monte Agraço estava integrado nas Linhas de Torres. Em outubro de 1810, o exército francês chefiado por Massena aproximou-se das Linhas, verificando que os portugueses tinham submetido a área defronte das mesmas a uma política de terra queimada. Depois de uma escaramuça no Sobral de Monte Agraço, os franceses aperceberam-se que não conseguiriam avançar mais. O historiador militar britânico Charles Oman escreveu que "ao alvorecer nessa manhã de 14 de outubro, em Sobral, a maré napoleónica atingiu o seu ponto mais elevado". Nesse episódio da terceira invasão francesa, o Sobral de Monte Agraço teve um papel decisivo ao travar a progressão das tropas francesas a caminho de Lisboa, nomeadamente através dos combates de Sobral e Seramena e do Forte Grande do Alqueidão.

A vila de Sobral de Monte Agraço foi elevada a sede de concelho em 1821.

*   *   *

O programa do nosso XLV Encontro terá os seguintes momentos:

- 10h30: concentração no largo do Município, frente ao posto de turismo;

- 10h45: visita guiada ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres;

- 11h30: visita guiada ao Forte do Alqueidão;

- 13h00: almoço no restaurante Avenida (preço único de 12 €, que inclui sopa, prato principal, uma bebida, sobremesa e café; digestivos e outros extras pagos à parte);

- 15h30: visita guiada à igreja de Santo Quintino (monumento nacional);

- 17h00: sessão no auditório da Câmara Municipal, com uma conversa sobre a escritora Irene Lisboa, animada pelo amigo Jorge da Cunha e que terá também a presença de Catarina Gaspar.

Durante o dia, teremos ainda oportunidade para um contacto com a Associação Cultural e Recreativa 13 de Setembro de 1913.

A organização do Encontro vai contar com o apoio direto da Câmara Municipal, na pessoa do seu Vereador Diogo Gregório, responsável pelo pelouro do associativismo e do desporto.

*   *   *

Os associados e amigos da Aldraba que queiram participar no Encontro do Sobral de Monte Agraço devem manifestar-se, telefonicamente ou por escrito, até à 5.ª feira, 11 de dezembro de 2025, para o e-mail aldrabaassociacao@gmail.com, ou junto do José Alberto Franco (TM 96 370 84 81) ou do Luís Maçarico (TM 96 718 76 54).

JAF (informações Wikipédia)


Sem comentários:

Enviar um comentário