segunda-feira, 24 de novembro de 2025

XLV Encontro temático da Aldraba - "O património histórico e Irene Lisboa", Sobral de Monte Agraço, 13.dez.2025







A associação Aldraba vai realizar em breve o seu 45.º Encontro temático no Sobral de Monte Agraço, pequeno concelho de cerca de 10 500 habitantes, que faz parte da comunidade intermunicipal do Oeste, e que está situado entre os concelhos de Torres Vedras, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Mafra.

O Encontro terá a duração de um dia, mais precisamente a manhã e a tarde do segundo sábado do próximo mês de dezembro, dia 13.12.2025, a partir das 10h30 e até cerca das 18h30.

*   *   *

O Sobral de Monte Agraço é uma vila com um rico património histórico, sendo que o documento oficial mais antigo que se conhece a fazer-lhe referência é uma carta, de 1 de outubro de 1186, do rei D. Sancho I ao bispo de Évora, D. Paio, atribuindo a doação do “reguengo do Soveral”.

D. João I, em 1386, atribuiu “carta de privilégio” ao Sobral, em recompensa do seu papel ativo durante o cerco de Torres Vedras. Em 1518, D. Manuel I atribuiu foral a Monte Agraço, pelo qual são consignados as liberdades e garantias de pessoas e bens.

Durante as invasões francesas do séc. XIX, o Sobral de Monte Agraço estava integrado nas Linhas de Torres. Em outubro de 1810, o exército francês chefiado por Massena aproximou-se das Linhas, verificando que os portugueses tinham submetido a área defronte das mesmas a uma política de terra queimada. Depois de uma escaramuça no Sobral de Monte Agraço, os franceses aperceberam-se que não conseguiriam avançar mais. O historiador militar britânico Charles Oman escreveu que "ao alvorecer nessa manhã de 14 de outubro, em Sobral, a maré napoleónica atingiu o seu ponto mais elevado". Nesse episódio da terceira invasão francesa, o Sobral de Monte Agraço teve um papel decisivo ao travar a progressão das tropas francesas a caminho de Lisboa, nomeadamente através dos combates de Sobral e Seramena e do Forte Grande do Alqueidão.

A vila de Sobral de Monte Agraço foi elevada a sede de concelho em 1821.

*   *   *

O programa do nosso XLV Encontro terá os seguintes momentos:

- 10h30: concentração no largo do Município, frente ao posto de turismo;

- 10h45: visita guiada ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres;

- 11h30: visita guiada ao Forte do Alqueidão;

- 13h00: almoço no restaurante Avenida (preço único de 12 €, que inclui sopa, prato principal, uma bebida, sobremesa e café; digestivos e outros extras pagos à parte);

- 15h30: visita guiada à igreja de Santo Quintino (monumento nacional);

- 17h00: sessão no auditório da Câmara Municipal, com uma conversa sobre a escritora Irene Lisboa, animada pelo amigo Jorge da Cunha e que terá também a presença de Catarina Gaspar.

Durante o dia, teremos ainda oportunidade para um contacto com a Associação Cultural e Recreativa 13 de Setembro de 1913.

A organização do Encontro vai contar com o apoio direto da Câmara Municipal, na pessoa do seu Vereador Diogo Gregório, responsável pelo pelouro do associativismo e do desporto.

*   *   *

Os associados e amigos da Aldraba que queiram participar no Encontro do Sobral de Monte Agraço devem manifestar-se, telefonicamente ou por escrito, até à 5.ª feira, 11 de dezembro de 2025, para o e-mail aldrabaassociacao@gmail.com, ou junto do José Alberto Franco (TM 96 370 84 81) ou do Luís Maçarico (TM 96 718 76 54).

JAF (informações Wikipédia)


domingo, 23 de novembro de 2025

Saiu da gráfica o n.º 38 da revista ALDRABA
















Ficou concluída a edição do n.º 38 da nossa revista ALDRABA, que vai começar a ser distribuída, e cuja sessão pública de lançamento será anunciada muito em breve.


Sumário deste número da revista:

EDITORIAL

Ainda acerca dos nossos 20 anos

Luís Filipe Maçarico

OPINIÃO

O poeta-pastor - João da Cruz Ramos, o “Palhinhas”

Joaquim Moedas Duarte

O património de Ponte de Lima. Contributos de Álvaro Campelo e do Conde d’Aurora

Luís Filipe Maçarico

LUGARES DO PATRIMÓNIO

Os pelourinhos de Campo Maior e de Elvas

J. Fernando Reis Oliveira

ARTES E OFÍCIOS

A arte do ferro em Portugal

João Coelho

SABORES COM HISTÓRIA

Tigeladas e outros doces

Nuno Roque da Silveira

SONS COM HISTÓRIA

Fausto canta a resistência, o desejo e o sonho, sempre no presente

Marta Barata

À CONVERSA COM...

José Valentim: poeta, pintor e cantador

Ana Isabel Veiga e Luís Filipe Maçarico

A professora Justina

Luís Filipe Maçarico

VULTOS A ADMIRAR

Uma mulher de pena aguda - Irene Lisboa

Jorge da Cunha

António Jacinto ou o empenhamento poético pela liberdade

Zetho Cunha Gonçalves

CRÓNICAS DO QUOTIDIANO

A bela luz de Lisboa

Myriam Jubilot de Carvalho

CRÍTICA DE LIVROS

A propósito de “Memórias da Guerra Colonial” (1)

António Carlos Cortez

A propósito de “Memórias da Guerra Colonial” (2)

Jorge Branco

ALDRABA EM MOVIMENTO

Maio a outubro de 2025

José Alberto Franco

 

Monangamba

António Jacinto


JAF

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Nova visita à exposição "Desconstruir o colonialismo / Descolonizar o imaginário"










Aquando da visita que a Aldraba promoveu em 26.10.2025 à exposição que está patente no Museu Nacional de Etnologia, diversos interessados em participar manifestaram essa intenção num momento em que existia já um número de inscritos elevado, desfavorável a uma condução razoável da iniciativa.

Procurámos então assegurar uma nova edição da visita, que foi possível concretizar na manhã do último domingo, 16 do corrente mês de novembro.

22 associados e amigos da Aldraba tiveram assim a oportunidade de visitar agora esta excelente exposição, guiados, como da vez anterior, pela dedicada comissária Isabel Castro Henriques.

JAF (fotos Margarida Vicente)  


 

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Intervenção da Aldraba nas Jornadas de Medicina da Beira Interior


























Na sessão do dia 8 de novembro destas 37.ªs Jornadas de Medicina na Beira Interior, que decorreram no auditório da Biblioteca Municipal António Salvado em Castelo Branco, a nossa associação teve oportunidade de apresentar uma comunicação (profusamente ilustrada) sobre o Museu da Farmácia de Lisboa.

Aqui se regista uma imagem da mencionada intervenção, que foi assegurada pela Ana Isabel Veiga, pelo Luís Maçarico, pela Marta Barata e pelo José Alberto Franco.

Igualmente se regista uma imagem da mesa de encerramento das Jornadas, presididas por Pedro Salvado, de que também fizeram parte Luís Maçarico e Rodrigo Dias (Círculo Artur Bual e associado da Aldraba). Na assistência, estiveram outros 5 associados da Aldraba, que corresponderam ao anúncio que divulgámos.

As comunicações apresentadas, as exposições disponíveis no espaço da Biblioteca, e o convívio entre todos os participantes, constituíram uma rica oportunidade cultural em torno dos temas da saúde em Portugal, em particular nos territórios do interior.

JAF (fotos de Margarida Vicente)

domingo, 2 de novembro de 2025

XXXVII Jornadas de Medicina na Beira Interior - Castelo Branco, 7 e 8 nov 2025


 















A associação ALDRABA vai participar na nova edição das Jornadas de Medicina na Beira Interior, que terá lugar nos próximos dias 7 (6ª feira) e 8 (sáb.) de novembro em Castelo Branco, na Biblioteca Municipal António Salvado.

Participámos já nas 35.ªs Jornadas, em 2023, com uma comunicação subordinada ao título "Chás, mezinhas e benzeduras", posteriormente também apresentada no PAN de Vilarelhos em 2024 e publicada no n.º 36 da nossa revista.

Conforme refere a organização das Jornadas no seu site, estes eventos, sob a coordenação do médico António Lourenço Marques e da geógrafa Adelaide Salvado, continuam a ser “uma referência nacional e internacional trazendo à região membros dos principais centros de investigação peninsular nos domínios da história das ciências, contando sempre com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, cidade de Amato Lusitano”.

Desta vez, apresentaremos uma comunicação acerca do Museu da Farmácia de Lisboa (espaço já visitado pela Aldraba há uns anos atrás), da responsabilidade dos nossos companheiros e dirigentes Ana Isabel Veiga, Luís Maçarico, Marta Barata e José Alberto Franco.

Do vasto programa das 37.ªs Jornadas constam outras intervenções de José Paulo Andrade, Alfredo Rasteiro, Maria Adelaide Salvado, José Martinez de Oliveira, Joaquim Candeias da Silva, Aires Diniz, Joshua Magalhães, Manuel Mendes Silva, Cristina Moisão, António Lourenço Marques, André Perestrello Morais, José Morgado Pereira, João Rui Pita e Ana Leonor Pereira, Francisco Javier Morales Paino, Manuel Silvério Marques, Maria José Leal, Ana Ferreira da Silva, Diana Salvado, Maria de Lurdes Cardoso, Pedro Salvado e Joana Bizarro, Maria de Sá Pereira Capelo, Eddy Chambino, Luís Norberto Lourenço e Manuel González Miguel Nascimento, e finalmente Luís Aguiar e Pedro Salvado.

Os associados e amigos da Aldraba são convidados a comparecer e assistir.

JAF