quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Ribeiro Santos assassinado há 50 anos


 












José António Ribeiro Santos, na altura estudante de Direito, foi morto a tiro por um agente da PIDE/DGS no dia 12 de outubro de 1972, durante um "meeting" contra a repressão que decorria nas instalações do Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa.

Ribeiro Santos era conhecido na academia de Lisboa como ativista corajoso na resistência às prepotências do Governo sobre os estudantes, designadamente contra a violência física exercida em várias escolas pelos chamados gorilas - elementos de segurança recrutados entre coman- dos destacados na guerra colonial, destinados a espancar e entregar à polícia quaisquer alunos que tentassem as menores movimentações no interior da Universidade.

A morte cruel do Ribeiro Santos foi um detonador de reações maciças de protesto em toda a cidade de Lisboa, e inseriu-se no crescendo da crise aguda do regime fascista que viria a culminar 18 meses depois no 25 de abril de 1974.

A ALDRABA, amante da liberdade e que deve também a sua existência à longa luta de tantos portugueses contra a opressão e o obscurantismo, verga-se respeitosamente à memória e ao exemplo deste jovem mártir, no 50º aniversário da sua morte.

JAF 

Sem comentários:

Enviar um comentário