domingo, 5 de abril de 2020

Abril 2005/Abril 2020: 15 anos da Associação ALDRABA










Em 25 de abril de 2005, no Ateneu Comercial de Lisboa, reuniu a Assembleia Constituinte da ALDRABA - Associação do Espaço e Património Popular, em que cerca de 80 cidadãos decidiram:

"Vamos criar algo de novo.
Uma ideia para partilhar, uma aventura, um projecto, uma associação.
Para que serve esta nova Associação?
Para reflectir o património invisível, que tão maltratado está neste território, com sol, boa comida e uma população com um passado e uma experiência muito ricas, é certo, mas com muitas atitudes (o desconhecimento, o facilitismo ou até a vergonha das raízes) que apagam as memórias, prejudicando a identidade de um povo e do seu futuro.
Para, através de colóquios, viagens, convívios e de tudo o que entretanto os associados imaginarem e quiserem concretizar, chamar a atenção sobre tantos objectos e tanta cultura imaterial que podem ser salvos da ignorância que os condena à extinção".
(do Manifesto)

15 anos passados, com muito (e bom) caminho percorrido, sentimos que o nosso propósito se mantém atual, e que há imenso por fazer.

Na Assembleia Geral ordinária de 14 de fevereiro do corrente ano, discutimos e aprovámos uma exigente agenda de atividades para o ano do 15º aniversário, que compreendia 6 eventos comemorativos da efeméride.

Devido à pandemia que atingiu o país e o mundo, a maior parte destas atividades tiveram que ser adiadas, mas esperamos vir a poder realizá-las mais tarde, nos 12 meses que se seguem até abril de 2021.

A primeira seria já em 17 de abril - o colóquio "Patrimónios do quotidiano", com um rico painel de oradores, a ter lugar na Torre do Tombo, em Lisboa. Tentaremos levá-lo a efeito a partir de setembro próximo, logo que as circunstâncias o permitam.

Entretanto, está em fase adiantada de preparação o n.º 27 da nossa revista, que contamos poder editar até ao final deste mês e enviá-lo por correio a todos os associados.

Fiquemos todos atentos e firmes na nossa atitude cívica, certos de que estes tempos difíceis vão ser ultrapassados.

Saúde e energia para todos!

A Direção da ALDRABA 

1 comentário:

  1. A Aldraba voltará a habitar o quotidiano com os seus projectos. "Eles não sabem nem sonham (...) que o mundo pula e avança..." Bem hajam todos os que pelo bem trouxeram a associação a este lugar onde as suas pegadas têm boa lembrança. O Futuro será digno dessa magnífica caminhada, lutando pela salvaguarda do melhor de nós.

    ResponderEliminar