quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O património popular português e o Natal

















Na tradição popular portuguesa, o momento das comemorações cristãs do Natal é um período por excelência para a evocação dos sentimentos mais positivos da fraternidade, do afeto, do reencontro familiar, da reconciliação, da paz.

As raízes religiosas da data são anteriores ao próprio cristianismo, relacionadas com a divindade solar e com o solstício do Inverno, que a Igreja procurou neutralizar com a celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Contudo, na perspetiva da cultura popular, como sempre, o que importa é aquilo de que as coletividades se apropriam, geralmente à margem dos ritos e das liturgias dominantes.

Em Portugal e no resto do chamado Ocidente, a liturgia dominante é predominantemente a do consumismo cego e esmagador. Não é isso que interessa à Aldraba...

No passado dia 15 de dezembro, reunimos quase 20 associados e amigos no nosso 26º Jantar-Tertúlia, na A.M.Bairro das Amendoeiras, em Marvila. Os quais, em ameno e caloroso convívio com os anfitriões da AMBA, partilharam de forma muito animada o espírito que caracteriza a nossa Associação.

Isto depois de, na tarde do mesmo dia, termos feito a nossa 9ª visita a espaços de interesse para o património popular, neste caso ao notável Museu Nacional do Azulejo.

Uma excelente quadra festiva para todos os nossos amigos!

JAF


Sem comentários:

Enviar um comentário