domingo, 22 de dezembro de 2013

A dieta mediterrânica é património imaterial da humanidade














No início do corrente mês de dezembro de 2013, durante a sessão do comité intergovernamental da UNESCO que reuniu em Baku, no Azerbaijão, Portugal viu aprovada a sua candidatura (conjunta com a Croácia e com Chipre) da "dieta mediterrânica" a PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.

Assim, o nosso país e os seus dois parceiros vieram juntar-se à Espanha, à Grécia, à Itália e a Marrocos que, desde 2010, tinham já conseguido idêntico reconhecimento para esta forma particular de gastronomia dos povos da bacia do Mediterrâneo.

Os nossos parabéns para os autarcas e para os técnicos da Câmara Municipal de Tavira que lideraram a candidatura portuguesa ganhadora.

Associando-nos aos documentos apresentados, a ALDRABA também quer sublinhar que "a dieta mediterrânica envolve uma série de competências, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições ligadas às colheitas, à safra, à pesca, à pecuária, à conservação, ao processamento, à confecção, e, em particular, à partilha e ao consumo dos alimentos".

"Comer em conjunto é a base da identidade cultural e da sobrevivência das comunidades por toda a bacia do Mediterrâneo. É um momento de convívio social e de comunicação, de afirmação e de renovação da identidade de uma família, grupo ou comunidade"...

Bem hajam os homens e as mulheres de Tavira que trabalharam por este reconhecimento, com os quais a nossa associação está disponível para iniciativas futuras.

JAF  

Sem comentários:

Enviar um comentário