terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Acerca dos Graffiti – crime ou arte?















Na edição n.º 10 da revista da Aldraba, um interessante artigo da associada Marta Barata acerca dos graffiti dá-nos conta desta forma urbana e controversa de comunicar através de imagens que disputam a paisagem e que se confrontam na conquista de visibilidade.
Criação anónima, os graffiti são reveladores de impulsos únicos e individuais libertos de toda e qualquer convenção, seja ela de ordem espacial, moral, sentimental, religiosa, política ou outra. Assim sendo, posicionam-se desde sempre e por força das circunstâncias como atitude subversiva.
Expressão artística pelo facto de possuir cargas simbólicas e formas estéticas baseadas num código de grupo, que ultrapassa temporalmente a existência do próprio grupo ou dos indivíduos a ele ligados, ou crime pela sua condição de subversivo, anónimo, minimizador do poder e marginal a qualquer sistema instituído?
Perdura difusa a sua colocação na organização social e económica – se crime se arte. Mas quem poderá ignorá-los?
Na última Rota da Aldraba, ao descer da Igreja do Menino Deus em direcção a São Tomé, deparámos com umas ruínas há muito abandonadas. No seu interior encontrámos os exemplares de graffiti que aqui mostramos.


A partir de um texto de Marta Barata, com fotografias de Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

  1. Graffiti na luta pela salvaguarda do azulejo...
    Recomendo uma visita a:
    http://arquitecturadouro.blogspot.com/2011/11/recuperarte-salvando-o-azulejo.html
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. graffiti são um atentado cultural e artistico. americanisses suburbanas.escarros de delinquentes que não querem lutar por uma sociedade melhor mas viver dela como abutres.

    ResponderEliminar