domingo, 1 de maio de 2011

Nomes de localidades em azulejos (cont.4)


















Voltamos hoje ao trabalho de registo de mais placas toponímicas de localidades portuguesas, através de novas fotografias dessas preciosidades que o Automóvel Clube de Portugal colocou à entrada de cidades, vilas e aldeias portuguesas nas primeiras décadas do século XX.

Tendo A ALDRABA começado a abordar o tema em Abril de 2010, com mais posts publicados em Setembro de 2010, e em Janeiro e Fevereiro de 2011, tínhamos já conseguido estimular a colaboração directa de dois amigos – o António Cardoso e a Maria do Céu Ramos – que fotografaram e nos enviaram algumas placas. Isto, para além de reproduzirmos variados trabalhos antes publicados noutros blogues, que fomos citando caso a caso.

No passado dia 22 de Abril, começámos a ter outra preciosa colaboração. A Susana Oliveira Rodrigues (amiga da Teresa Oliveira, que anima o blogue “Diário de Bordo”) veio ao nosso encontro, e remeteu-nos para publicação fotografias de placas que ainda não conhecíamos de 3 localidades. Muito obrigado a esta nova amiga, com o voto de que a colaboração se intensifique!

Entretanto, havíamos localizado e fotografado nós próprios, no último mês de Março, as placas toponímicas que resistem na entrada norte (em excelente estado de conservação) e na entrada sul (quase esmagada por publicidade e placas históricas diversas) de Vila Franca de Xira. Por coincidência, a Susana também nos enviou depois fotografias dessas duas localizações.

No site http://photobucket.com/, fomos encontrar fotografias de duas placas, de uma vila do distrito de Setúbal e de outra do distrito de Lisboa, que se reproduzem.

Finalmente, também reproduzimos uma fotografia da placa de Vila Viçosa, acabada de publicar no mencionado blogue “Diário de Bordo”.

Em conclusão, e graças a todos estes contributos, divulgamos hoje placas de 7 localidades, cinco do distrito de Lisboa (Colares, Janes, Rio de Mouro, Sapataria e Vila Franca de Xira), uma do distrito de Setúbal (Vila Nogueira de Azeitão) e uma do distrito de Évora (Vila Viçosa).

JAF

2 comentários:

  1. E conheço ainda a existência da placa de Valpassos (Distrito de Vila Real), que pode ser vista aqui: http://valpassosdoje.blogspot.com/

    Um dia hei-de lá passar... ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Cara Susana

    Muito obrigado por mais este contributo, que publicaremos em conjunto com as próximas duas ou três placas que descobrirmos (ou nos ajudarem a descobrir...)

    Outro abraço

    ResponderEliminar