segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Viva o pastel de bacalhau!



O pastel de bacalhau (que no norte de Portugal também é conhecido como bolo, ou bolinho, de bacalhau) é uma verdadeira instituição nacional.

Nas nossas memórias de infância e adolescência, o pastel de bacalhau preenche um papel insubstituível.

Barato, popular, acessível, mas nem por isso menos saboroso e estruturante de uma refeição portuguesa integral.

Acompanha com um belo arroz de tomate, ou de pimentos, e com uma vibrante salada de alface, tomate e/ou pepino.

* * *

Na rede social Facebook, mais precisamente no grupo “Descobrir Portugal”, a Irene Rosa da Silva lançou em 13 de Agosto último um apelo em favor das delícias do pastel de bacalhau.

Muitos dos seus interlocutores mostraram surpresa pelo tema, a ponto de pedirem que alguém fornecesse a receita (!).

A “culpada” (Irene) não se fez rogada, e aí veio a receita e respectivas instruções práticas:

“Ingredientes: bacalhau 300 g / batatas para cozer 300 g / ovos 4 unid. /azeite 1 dl / cebola 1 unid. / salsa 1 ramo /sal e pimenta q.b. /óleo q.b.;
Como fazer:
1 Coza as batatas inteiras e com pele depois de muito bem lavadas, de 30 a 35 minutos. Coza o bacalhau noutro tacho durante 10 minutos. Retire as peles e espinhas ao bacalhau e desfie-o esfregando dentro de um saco limpo de pano. Depois das batatas cozidas, escorra-as e pele-as. Ponha-as num tacho em lume muito brando para secarem um pouco. Depois esmague-as reduzindo-as a puré.
2 Entretanto, pique muito bem a cebola e refogue-a em azeite. Escolha, lave e pique a salsa. Bata os ovos. A quantidade dos ovos pode ser ajustada ao tamanho destes e da qualidade das batatas.
3 Misture as batatas, o bacalhau desfiado e a cebola refogada até ficar uma massa homogénea. Depois acrescente a salsa e os ovos amassando mais um pouco.
4 Com o auxilio de 2 colheres embebidas em azeite molde os pastéis, fritando-os em seguida em óleo abundante e muito quente.
5 Escorra-os em papel absorvente e sirva-os decorados com um raminho de salsa”

A ALDRABA associa-se a esta promoção e estimula os verdadeiros cultivadores da gastronomia popular portuguesa.

JAF

2 comentários:

  1. E já agora que tal uns carapaus de escabeche? Pitéu omnipresente no balcão de tasca que se prezasse, era a forma expedita de aproveitar o peixe frito da véspera e bom pretexto para mais um copo de 3, com lucro para freguês e patrão.
    (Um bom tema para a ALDRABA se debruçar, sem saudosismo mas com o propósito de relembrar e/ou dar a conhecer.)
    MPA

    ResponderEliminar