domingo, 13 de junho de 2010

Objectos populares da Cova da Beira





A "Oficina de Objectos" é uma iniciativa de grande interesse, centrada no artesanato do concelho do Fundão e restante região da Cova da Beira.

Os promotores da "oficina" estão sedeados na aldeia de Alcaide (telefones 96614258 e 964008323), e aparecem há sete anos em diversos eventos e certames populares que vão acontecendo pelo interior do nosso país.

A Aldraba conhece-os já há algum tempo, do Festival dos Chocalhos, e teve muito gosto em reencontrá-los na Festa da Cereja (que decorre de 10 a 13 de Junho em Alcongosta).
Segundo a apresentação que fazem de si mesmos, "a Oficina dos Objectos produz objectos artesanais com base nas referências regionais, tendo como linha orientadora a Serra da Gardunha, que funciona como fornecedora de matéria-prima e como base inspiradora de novos produtos".

Diz a "oficina" que é fácil construir pequenos animais, tendo como matéria-prima de base pequenas pontas de madeira. Brincando com as tonalidades, com as texturas da casca, com as maleabilidades, vamos juntar e criar um animal com alguma piada. Pode-se criar um pequeno rebanho de ovelhas, fazer o patinho feio, um mocho ou o pica-pau, que é um objecto lúdico onde um pica-pau faz um percurso descendente sobre um varão de madeira simulando o picar da madeira.

Conta também como é fácil chegar à vassoura de esparto, com palha recolhida nas zonas mais sombrias da serra, 100% biodegradável. Objecto funcional, resistente e agradável. A tradicional vassoura de esparto que adquiria em tempos não muito distantes funções bastante diversificadas, pincel para a barba, piaçaba, varrer a lareira, vassoura de utilização normal. Depois veio um senhor da China, carregado de outras vassouras, ...

E demonstra ainda como se podem construir belas miniaturas de casas de xisto, com fragmentos de pedra.
Tudo isto, e outros deliciosos objectos populares, fomos encontrar na mostra que a "Oficina de Objectos" tem em Alcongosta, num espectacular espaço que preparou a partir de um antigo curral anexo a uma casa de habitação.

Os nossos parabéns a estes amigos pelo seu trabalho, e as nossas despedidas até Setembro, em Alpedrinha!

JAF (texto e fotografias)

Sem comentários:

Enviar um comentário