segunda-feira, 3 de maio de 2010

A Aldraba no lançamento de "Associativismo, património e cidadania"





A associação ALDRABA esteve representada no lançamento deste livro do Luís Maçarico, que foi um grande momento de vibração associativa e de partilha de sonhos. O presidente da Direcção, José Alberto Franco, apresentou na altura uma intervenção relativa ao percurso do autor:

Foi-me pedido um contributo, nesta sessão de apresentação do trabalho do Luís Filipe Maçarico “Associativismo, património e cidadania”, que constituísse o meu testemunho quanto ao envolvimento do autor no movimento associativo.

A minha perspectiva de observação, apesar de não ser tão extensa no tempo quanto a de outros amigos e companheiros, aqui presentes, que convivem com o Luís há mais anos, será ainda assim privilegiada, na medida em que compreende uma experiência conjunta muito intensa e rica, na área em causa.

Conheci o Luís Maçarico em 2001, no contexto da Casa do Alentejo e de uma das colectividades regionais aí sedeadas.

Cooperámos em actividades práticas dessa colectividade, e pude vivenciar a riqueza dos contributos que ele concebe e propõe continuamente, a vastidão e a diversidade dos conhecimentos humanos e institucionais que ele detém.

Mas, o mais importante, não é ele deter esses conhecimentos, é, sim, o ele partilhá-los espontaneamente nas organizações onde está, tornando os seus amigos como nossos amigos, que se prontificam desde logo a cooperar connosco com a mesma intensidade e disponibilidade como o faziam com ele!

Outra característica da postura do Luís, nas colectividades onde está, e que eu presenciei tantas vezes, é o seu inconformismo com o oportunismo e as deslealdades, que ele repudia e deita fora, às vezes quando outros amigos ainda não se aperceberam desses desvios.

Contudo, não é o inconformismo para o abandono e para o desalento, é geralmente uma atitude pela positiva, de que é necessário rejeitar o que não presta, reunir as forças que são saudáveis, e recomeçar de novo, com energias redobradas.

Assim foi na experiência associativa em que o conheci, assim tem sido nas outras colectividades em que à distância o tenho acompanhado (falo da Liga dos Amigos de Alpedrinha, de “Os Combatentes”, do Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades, entre outras).

E é sobretudo esse o testemunho que posso transmitir destes 5 anos que levamos em conjunto na Associação ALDRABA, em que temos trabalhado de forma entusiástica e militante, e de cujos resultados ou perspectivas vários dos presentes poderão falar.

Muito obrigado, Luís Maçarico, pelo que tens dado de ti à causa do associativismo popular na nossa terra!

José Alberto Franco
29.4.2010

2 comentários:

  1. Agradeço esta partilha. O companheirismo. A construção comum de sonhos. Abração

    ResponderEliminar
  2. Felicito o LFM pela sua postura face a contratempos e "velhos do restelo" não só no domínio do associativismo mas em tantos outros que têm feito o nosso caminho e ao JAF pela forma como soube transmitir isso mesmo.
    MEG

    ResponderEliminar