quarta-feira, 30 de maio de 2007

Exposição Aldrabas e Batentes em Mértola




Comentários
Durante os dias que decorreram o Festival Islâmico, alguns visitantes da exposição foram deixando vários comentários simpáticos, os quais agradecemos e divulgamos alguns abaixo:
"A ideia da Associação parece-me excelente, num país onde a preservação do passado é muitas vezes ainda associada a uma pobreza que é preciso esquecer. Há que lutar para destruir esta ideia antes que não haja passado a preservar..."(Yolanda, Maria Ana e Ana)
"Pequenas peças descobrem grandes ligações entre povos e culturas"
"Os pormenores são muito importantes, a cultura discreta e a ideia de a difundir é magnífica." (Margarida Rebelo)
"...aqui encontrei os detalhes que podem passar invisíveis mas que são sem dúvida a diferença."(Marina Sousa)
A Margarida Rebelo além de deixar o seu comentário mencionado, enviou-nos via email as duas imagens que reproduzimos acima.

"A ALDRABA"
publicado às 11:25 PM

terça-feira, 22 de maio de 2007

A exposição da Aldraba no 4º Festival Islâmico de Mértola












A Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular apresentou em Mértola a exposição (reformulada) sobre "Aldrabas e Batentes", que tem percorrido o país: Lisboa, Alvaiázere (Leiria), Azinhaga (Ribatejo), Alpedrinha (Beira Baixa) e, agora, Alentejo.

Pelo recinto passaram o presidente da autarquia, dr. Jorge Pulido Valente, o presidente da região turística Planície Dourada, eng. Vítor Silva, e centenas de visitantes, entre os quais duas dezenas de associados da Associação. Também visitaram o espaço alguns magrebinos, participantes no Festival.

Nesta mostra distribuiu-se o Manifesto, um texto sobre o tema da exposição e um artigo de Santiago Macias, que também visitou a exposição.

A grande sensação foram os quatro postais, um com uma aldraba, outro com um batente em forma de serpente, ambos de Montemor-o-Novo e dois cataventos.

Parabéns à direcção por esta iniciativa.

Texto de Luís Filipe Maçarico e fotos de Rosário Fernandes (1) e LFM (2 a 11)

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 22:19 6 comentários

COMENTÁRIOS
Fazendeiros disse...
Olá, parabéns pela exposição.Eu também estive no Islâmico muito bom.vejo que os batentes e as Aldrabas de Montemor-o-Novo fizeram furor. Como estamos a preparar o Festival Internacional de Folclore para Agosto, gostaria de saber se estavam interessados em expôr também alguns Batentes e Aldrabas aqui em Montemor-o-Novo durante o festival. Um abraço
23 Maio, 2007 14:25
Fernando Pinto disse...
Sem dúvida, uma bela exposição! Também gosto muito de fotografar aldrabas, porque possuem alma, a alma de quem as toca...Abraço,Fernando Manuel Oliveira Pinto
24 Maio, 2007 15:20
Fernando Pinto disse...
Obrigado, amigo Luís, pelo incentivo.Estou a preparar um projecto, a preto e branco, muito interessante. Depois conto-te os pormenores, porque desejo muito que participes nele. Quando for a Lisboa, com tempo, falo contigo. Pode ser?Só um poeta, como tu, para olhar para o meu sentir fotográfico. Obrigado por tudo! A minha próxima foto é para ti. Espero que gostes!A minha Inês e o meu Leonardo mandam-te beijinhos. Fica bem!
24 Maio, 2007 16:03
a.castro disse...
Curiosamente já vi noutro blogue a primeira imagem do post (uma cesta de flores e pêssegos?) que deve ter sido "surripiada" daqui!...Abraço.
25 Maio, 2007 22:11
marialascas disse...
Muito interessante a exposição. Há batentes que também são muito interessantes.
26 Maio, 2007 18:51
Alexandre Pirata disse...
Olá Amigo Maçarico!Fico feliz que o Projecto da Aldraba, continua a bater forte pelo país fora.Tive imensa pena de não ter podido dar um salto a Mértola, ao Festival Islâmico, mas as Abelhinhas não me permitiram dois fins de semana de folga.Um abraço e felicidades,Alexandre Pirata
28 Maio, 2007 03:09

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Eduardo Ramos no 4º Festival Islâmico de Mértola




Eduardo Ramos é uma figura incontornável nos festivais islâmicos de Mértola. A forma como actua e comunica com o público é inesquecível. De Mértola, onde o conheci há alguns anos num festival igualmente inolvidável, trazemos várias lembranças, vivências muitas. Eduardo é um dos nomes que nos acompanha, ao som do alaúde e das sílabas dos poetas árabes.

Foto 1 - na exposição da ALDRABA com José Manuel Prista, vice-presidente da Associação do Espaço e Património Popular.
Foto 2 - no final do concerto de Luísa Amaro, Miguel Carvalhinho e as Adufeiras de Penha Garcia.
Fotos de LFM

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 00:58 2 comentários

COMENTÁRIOS
maria augusta disse...
Mais uma vez as suas impressões trouxeram outro mundo até nós. Obrigado
22 Maio, 2007 15:45
Fernando Pinto disse...
Há tempos ofereceram-me um CD do Eduardo Ramos, intitulado "Andalusino". Gosto muito da sua "Feita de graça". É linda esta música! Ganhei-o num Festival de Vídeo, no Algarve. Abraço,FMOP
P.S. Oiço-a agora e, sabes, é o casamento perfeito com as imagens que nos ofereces, amigo Luís.
24 Maio, 2007 15:35

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Participação no 4º Festival Islâmico de Mértola


Encontra-se preparada a exposição que a Aldraba vai exibir no 4º Festival Islâmico, em Mértola, nos próximos dias 17 a 20 de Maio.

A exposição centrar-se-á nas raízes árabes das aldrabas e batentes, e estará patente, durante os quatro dias do festival, na casa que uma amiga nos cedeu num local estratégico da vila, na Rua Prof. Baptista da Graça (também conhecida por Rua do Relógio), nº 7A.

Como as demais 7 mostras que integram o programa oficial do Festival, a exposição estará aberta ao público das 10h às 20h dos dias 17, 18 e 19, e das 10h às 16h do dia de domingo 20, e será seguramente uma ocasião de ampla divulgação do projecto da Aldraba.

Desafiamos todos os que possam viajar até Mértola num destes quatro dias, a virem apoiar a nossa mostra, e a desfrutarem do riquíssimo programa do Festival, que inclui diversos espectáculos musicais e teatrais, animação de rua, oficinas de dança, conferências e lançamentos de livros, e a actuação de vários artistas portugueses e magrebinos.


"A ALDRABA"