segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Mário Sousa: o caso exemplar de um sucateiro na salvaguarda do património histórico de Murfacém. O morábito e o marroquino...





Mário Sousa trabalha na reciclagem e recuperação de ferro-velho, sucatas...
Nascido em Alcântara (Lisboa) foi viver em criança para Murfacém. Deve-se a este homem e ao grupo que liderou para trabalhar nas obras indispensáveis à salvaguarda do monumento emblemático daquela aldeia (a mais antiga do concelho de Almada, freguesia da Trafaria), a fruição de um património largos anos encerrado.
Em 12 de Setembro de 2005, após tomar posse como elemento da direcção (no cargo de obras/urbanismo) da Associação de Moradores de Murfacém e Cova, Mário sonhou reabrir o velho "morábito" para que todos pudessem admirar a jóia da coroa de uma localidade tranquila.
Em 18 de Dezembro desse ano, a antiga ermida da Senhora dos Remédios, que numa imagem inserta na obra do Conde de Arcos sobre a Costa da Caparica apresentava uma torre sineira e uma cruz no frontespício, reabriu para novos visitantes que "dão-nos força, porque dizem que coisas destas nunca devem morrer, é histórico, têm valor e que a própria associação fez bem em recuperar este monumento."
No livro de visitas registam-se opiniões e aplausos de cidadãos comuns, de professores e recentemente (13 de Janeiro) Rabeh Hamid passou por lá e escreveu na sua língua materna (árabe) e em português esta belíssima mensagem:"Sou um jovem marroquino nascido a 23/12/76, moro agora em Portugal e é a primeira vez que eu visito este museu árabe os meus agradecimentos e felicitações às pessoas de Murfacém pelo cuidado e amor com que tratam o seu património, o que nos permite a todos de o desfrutar."
Foto 1: Paula Lucas da Silva; Fotos 2 a 4 e texto : Luís Filipe Maçarico
De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 00:31 2 comentários

COMENTÁRIOS
paula disse...
Que bom que foi o passeio: a companhia, o diálogo, as histórias, os sonhos, as recordações, o património visitado; uma tarde deliciosa num sábado de Janeiro!Bem-Hajas Luis por momentos tão agradáveis e diferentes da rotina.
27 Janeiro, 2007 15:34
Hasiram disse...
Caro Luís,foi com enorme satisfação que ao fazer uma pesquisa sobre o morábito de Murfacém encontrei referências no seu blog. Eu estou a fazer um trabalho sobre esta povoação e gostaria de saber, como se interessa por estas coisas, se me pode dar alguma indicação de livros ou outras vias de pesquisa sobre morábitos ou mesmo murfacém, pois tudo o que pertence ao ptrimónio em Murfacém é objecto de estudo para mim.
Aguardo uma resposta breve para marisa.rdg@netcabo.pt Desde já os meus parabéns pelo blog e pelo seu interesse.Cumprimentos,Marisa Rodrigues
21 Fevereiro, 2007 11:38

Sem comentários:

Enviar um comentário