Desta vez, iremos visitar a exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo em África: Mitos e Realidades”, que tem estado em exibição no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa (Restelo).
A exposição, organizada pelo Centro de Estudos Sobre África e Desenvolvimento (CESA/ISEG-Universidade de Lisboa) e pelo Museu Nacional de Etnologia, é comissariada por Isabel Castro Henriques e realiza-se no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Esta mostra visa apresentar as linhas de força do colonialismo português em África nos séculos XIX e XX e tem como objetivos desconstruir os mitos criados pela ideologia colonial, descolonizar os imaginários portugueses e contribuir, de forma pedagógica e acessível, para uma renovação do conhecimento sobre a questão colonial portuguesa.
Organiza-se em torno de textos e imagens que procuram explicar historicamente o fenómeno colonial.
Apresenta também uma seleção de objetos de arte africana do Museu Nacional de Etnologia, que evidenciam a força política e criativa das culturas africanas e contradizem as narrativas depreciativas europeias relativas à África, assim como obras de arte africana contemporânea dos artistas Lívio de Morais, Hilaire Balu Kuyangiko e Mónica de Miranda.
Os associados e amigos que desejem participar na visita devem comunicá-lo previamente ao Nuno Roque da Silveira (telemóvel 96 291 60 05 ou nunoroquesilveira@gmail.com) ou para o nosso email (aldrabaassociacao@ gmail.com).
O Museu Nacional de Etnologia fica na Av. Ilha da Madeira, um pouco acima do Estádio do Restelo, e é bem servido de transportes públicos (CP e Carris).
Para depois da visita, e para quem o desejar, iremos ter reservado um restaurante onde poderemos almoçar juntos.
JAF