domingo, 23 de junho de 2024

Programa do XLIII Encontro da Aldraba: "Alenquer - Vila presépio"


 









Estamos agora em condições de concretizar o programa desenvolvido do nosso XLIII Encontro temático, que irá realizar-se no próximo sábado, dia 29 de junho de 2024, na vila de Alenquer

10.30h – Visita ao Museu do Presépio

11.45h – Convento de S. Francisco - Visita aberta ao jardim e claustros

13.00h – Almoço - Restaurante Biju

15.00h – Visita ao Museu do Vinho

16.15h – Visita ao Museu Damião de Góis

18.00h – Contacto com a Sociedade União Musical Alenquerense

Vamos ser recebidos e acompanhados, nestes vários locais, pela Dr.ªAna Reis (Museu do Presépio), pela Dr.ª Rita Raimundo (Museu do Vinho), pelo Dr. Luís Figueiredo (Museu Damião de Góis) e por João Carlos David , Vice Presidente da SUMA – Sociedade União Musical Alenquerense.

O almoço no Restaurante Biju será constituído por entradas; águas, refrigerantes ou vinhos; um prato à escolha entre grelhados, arroz de pato ou carne de porco à alentejana; sobremesa; café; tudo pelo preço único de 18 euros. 

Os amigos e associados da Aldraba que queiram participar neste Encontro devem inscrever-se por mensagem para aldraba@gmail.pt, ou por telefonema para a Ana Isabel Veiga (T: 93 226 03 34) ou para o Nuno Silveira (T: 96 291 60 05), o mais tardar, até à próxima 5.ª feira, 27 de junho de 2024. 

JAF

domingo, 16 de junho de 2024

Alenquer "Vila-presépio": XLIII Encontro temático da ALDRABA, 29 de junho de 2024









No próximo dia 29 de junho de 2024, sábado, entre as 10h e as 19h, a ALDRABA propõe-se levar a efeito o seu 43.º Encontro Temático, centrado desta vez na vila de ALENQUER.

Alenquer tem perto de 9 000 habitantes, sendo sede de um Município com 304,22 km² de área e 44 445 habitantes, limitado a norte pelo município do Cadaval, a leste pela Azambuja, a sudeste por Vila Franca de Xira, a sul pela Arruda dos Vinhos, a sudoeste pelo Sobral de Monte Agraço e a oeste por Torres Vedras.

Mercê da sua disposição em encosta, partindo do topo de um outeiro em direção ao vale, há muito que Alenquer conquistou o epíteto de "Presépio de Portugal".

Berço de Damião de Góis e predileta de Luís de Camões, desempenhou papel preponderante em cada época da história. Testemunho disso mesmo é o seu riquíssimo património: sítios pré-históricos, castelos, conventos, igrejas, ermidas, quintas e casas senhoriais.

Cabeça, há oito séculos, de um vasto município – terceiro em área no Distrito de Lisboa – limitado a norte pelas faldas do Montejunto e a sul pela campina do Ribatejo, apresenta uma paisagem característica, transição entre o campo outeirado da Estremadura e a planície, onde a vinha é predominante e base ancestral da sua economia.

Entre o seu rico património edificado, contam-se o Portal manuelino do Convento de São Francisco, o Túmulo de Damião de Góis, a Fábrica Nova da Romeira, a Capela de Santa Catarina, a Capela da Igreja de São Pedro e o Castelo de Alenquer.

De entre os espaços culturais de Alenquer, podem ser citados a Biblioteca Municipal de Alenquer, o Museu João Mário, o Museu do Vinho, o Museu Municipal Hipólito Cabaço, o Museu Damião de Góis e das vítimas da Inquisição, o Museu Palmira Bastos e o Teatro Ana Pereira.

O programa completo das visitas que irão integrar o nosso XLII Encontro está a ser preparado no detalhe, e será divulgado em breve.

Desse programa constará também um almoço de convívio no Restaurante Valério, e uma visita associativa ao fim da tarde à SUMA - Sociedade União Musical Alenquerense.

Pedimos a todos os associados e amigos da Aldraba que reservem a data de 29 de junho nas vossas agendas, para uma possível participação no Encontro de Alenquer, e que se mantenham atentos a novas divulgações que faremos em breve acerca desta atividade.

JAF