segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Acerca do Círio da NªSenhora da Nazaré na região saloia
















A imagem de Nossa Senhora da Nazaré chegou neste mês de setembro de 2016 à vila da Ericeira, 17 anos depois da anterior estadia no mesmo local.

Trata-se de uma festa religiosa muito arreigada nos concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras, de que aqui faremos uma breve evocação.

Tudo terá começado com um voto de um João Manuel, do lugar do Penedo da Arrifana - Igreja Nova, entre 1658 e 1662.

Um dia que descansava à sombra de uma árvore, assistiu ao regresso de uma caravana de romeiros do Sítio da Nazaré. Estes contaram-lhe os imensos milagres obrados por intermédio da Senhora de Nazaré, entre os quais o do cavaleiro D. Fuas Roupinho, a quem tinha salvado da morte.

Lembrando-se que a sua mulher era muito doente havia já muitos anos, pediu-lhes que o deixassem ir com eles, pois não sabia o caminho. Os peregrinos anuíram a tal pedido, e logo combinaram o encontro no ano seguinte.

Na ocasião combinada rumou ao Sítio, prometendo então que, se a Virgem intercedesse pela saúde de sua esposa, se deslocaria nos anos seguintes ao seu templo, para pagar a mercê. Tendo obtido a graça solicitada, caminhou para o santuário com o seu burrinho quatro anos a fio, levando uma bandeira que de volta depositava na sua igreja até ao ano seguinte.

Nestas andanças de fé, começou a juntar-se-lhe o povo da freguesia da Igreja Nova e a seguir o de Mafra, ao redor de 1722, tendo esta vila abandonado para tal o giro da Virgem do Cabo Espichel, o qual circulava já havia 263 anos.

A estas seguiram-se as restantes freguesias que hoje compõem o Círio: Santo Isidoro, Montelavar, Cheleiros, Encarnação, S. Pedro da Cadeira, Ericeira, Carvoeira, Alcainça, Terrugem, S. João das Lampas, Sobral da Abelheira, Santo Estêvão das Galés, Gradil, Azueira e Enxara do Bispo.

É a estas freguesias que se refere a Provisão do Cardeal Patriarca Dom Tomaz de Almeida, de 1732, instituindo a base canónica e sancionando o compromisso tomado entre elas.

Assim, cada freguesia que recebe a imagem da Senhora, é responsável pela peregrinação anual à Nazaré antes de a entregar à freguesia seguinte. Esta peregrinação recebe o nome de Círio, devido ao facto de se deixar no Santuário da Nazaré uma vela - círio - que fica a arder até ao próximo ano.

As festas das freguesias dividem-se em duas: a festa dos velhos ou dos casados e a festa dos novos ou dos solteiros. A comissão desta última deve assegurar a organização da próxima receção à imagem da Virgem, passados os 17 anos do giro.

A título de curiosidade, seja referido que, tradicionalmente, a Comissão de Honra da Vila de Mafra era presidida pelo Chefe de Estado, como Juiz honorário. Sabe-se que El-Rei D. Luís II, El-Rei D. Manuel II e o Infante D. Augusto foram juízes, bem como o Presidente da República, Almirante Américo Tomaz, entre outros.

JAF

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Nomes de localidades em azulejos (cont. 32)














Mais uma placa que o "repórter da Aldraba" localizou e fotografou.


Foi agora a vez da localidade do Teixoso, no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Com esta, completamos o bonito número de 160 placas de azulejos do ACP já publicadas no nosso blogue.

JAF (foto MEG)