domingo, 28 de fevereiro de 2016

“Tradição e sabedoria” : Cair que nem tordos















Significado: Cair em grande quantidade; queda fácil.

Origem: O significado vem da caça. Os tordos voam em bandos densos e, quando atingidos por um tiro de caçadeira – que dispara muitos chumbos ao mesmo tempo – caem em grande quantidade. Com um só tiro, matam-se muitos tordos.

Cafés Chave d’Ouro

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

“Tradição e sabedoria” : Andar em fila indiana











Significado: Enfiada de pessoas ou coisas dispostas uma após outra.

Origem: Forma de caminhar dos índios da América que, deste modo, tapavam as pegadas dos que iam na frente.

Cafés Chave d’Ouro

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Nomes de localidades em azulejos (cont. 29)












Desta vez, duas placas com os belos azulejos do Automóvel Clube de Portugal, com quase cem anos desde a sua aplicação, que foram fotografadas por Pedro Figueira e publicadas no blogue "Diário de Bordo".

Trata-se da placa da Cortegana (freguesia da Ventosa, concelho de Alenquer, distrito de Lisboa) e de Ponte de Sor (freguesia e sede de concelho, distrito de Portalegre).
 
Com o post de hoje, completamos 155 placas de localidades.
 
JAF

sábado, 13 de fevereiro de 2016

“Tradição e sabedoria” : Amor platónico
















Há uns anos atrás, a marca de cafés Chave d’Ouro editou uma coleção de 30 pacotes de açúcar dedicada à epígrafe “Tradição e sabedoria”.

Ao longo dessas dezenas de pequenas embalagens, a Chave d’Ouro presenteou-nos com outras tantas frases ou ditados populares, descodificados de forma simples e sugestiva, que a ALDRABA gostaria de evitar que se perdessem.

Assim, comprometemo-nos a aqui reproduzir o texto desses pacotes de açúcar, um em cada “post”. Começamos hoje com o “amor platónico”:


Significado: Amor casto; desprovido de sensualismo; amor ideal.

Origem: No sentido popular, é um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, casto. Trata-se, contudo, de uma má interpretação da filosofia de Platão, quando vincula o atributo “platónico” ao sentido de algo existente apenas no plano das ideias.

Cafés Chave d’Ouro