quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A ALDRABA andou pela Amadora

























No passado dia 18 de janeiro de 2014, num sábado frio e chuvoso (daqueles que os homens e as mulheres conseguem fazer caloroso...), 28 associados e amigos compareceram no XXIV Encontro da ALDRABA - "Da necrópole à grande cidade", que decorreu no concelho da Amadora.

A partir das 10 horas da manhã, até cerca das 18 horas, estivemos sucessivamente no núcleo museográfico da Falagueira, na necrópole de Carenque, na vila romana da Quinta da Bolacha, no restaurante Javali (onde partilhámos um lauto almoço), na SFRAA e na taberna da Tia Rita.

Momentos inesquecíveis de partilha de conhecimentos e de convívio fraterno, acompanhados por técnicos e estudiosos do património, como foram o Regis Barbosa, o António Gonzalez e o Vítor Viegas (brilhantes e incansáveis na transmissão dos seus saberes).

Durante o almoço, o associado Luís Ferreira desenhou e ofereceu à associação uma expressiva gravura de recordação do Encontro. E, na passagem pela SFRAA, onde chegámos já bastante atrasados, nem faltou um fecundo encontro com o Romão Trindade, praticante de judo na coletividade, e que nos desafiou para futuras incursões ao Alto Alentejo.

A partir das lentes inspiradas dos nossos associados António Brito, Mário Sousa e Mª Céu Ramos, aqui ficam alguns registos fotográficos do Encontro.

JAF   

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Homenagem a Domingos Carvalho no próximo sábado, 25 de janeiro



A Direção da Casa do Alentejo enviou à ALDRABA um convite para a tarde cultural que leva a efeito no próximo sábado, dia 25 de janeiro de 2014, às 15h30, em homenagem ao grande alentejano Domingos Carvalho.

Associamo-nos com todo o gosto a esta iniciativa, que aqui se divulga.

A homenagem vai ter lugar nas instalações da Casa do Alentejo, na Rua das Portas de Santo Antão, com o seguinte programa:

• Exposição – Mostra biográfica, documental e fotográfica de Domingos de Carvalho;
• Intervenções da família e dos amigos;
• Animação musical, pelos grupos “Os Rurais” de Figueira dos Cavaleiros e “Os Afluentes do Sado” de Alvalade-Sado;
• Recital com poemas de Domingos de Carvalho, pelo grupo “Jograis do Alentejo”;
• Beberete/Convívio


Domingos Carvalho nasceu em Figueira dos Cavaleiros, Ferreira do Alentejo, em 1919, tendo falecido em Lisboa em 2008.

Trabalhou desde muito jovem na área do comércio, tendo começado como caixeiro-viajante, depois como agente comercial.

Aos 20 anos, participando na luta clandestina contra o fascismo, foi preso com outros camaradas e espancado com extrema violência. Voltaria a ser preso em 1959 e desta vez sujeito à tortura do sono e julgado no tribunal plenário, após uma participação muito empenhada nas campanhas eleitorais de Arlindo Vicente e Humberto Delgado.

Como escritor, nunca o Alentejo da juventude deixou de estar presente na sua memória. As gentes, a paisagem, o modo de viver, as falas, a dignidade da luta por melhores condições de vida transparecem nos primeiros livros que escreveu, Joio sem Trigo, 1954, Charneca do Monte Agreste (poemas), 1955, e Sementes do Terço (contos), 1956. A denúncia amarga da exploração e opressão a que os trabalhadores rurais, no Alentejo, eram então sujeitos, levou a polícia política a proibir as obras.

Até perto do final da sua vida exerceu uma cidadania activa e empenhada, com participação no movimento cooperativista e mutualista, designadamente, nos corpos gerentes da Caixa Económica Operária e da Casa do Alentejo.

Fez-se associado da ALDRABA, em 2005, logo após a sua constituição.

JAF (nota biográfica com dados extraídos dos Cadernos Casa do Alentejo)



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

XXIV Encontro "Da necrópole à grande cidade": Amadora, 18.1.2014 (sábado)










No início de 2014, a ALDRABA propõe-se manter vivo e desenvolver o élan com que há 9 anos foi lançado o projecto da nossa Associação.

Assim, vamos levar a efeito o XXIV Encontro da ALDRABA, centrado desta vez na cidade da Amadora e no seu património, no próximo dia 18 de Janeiro, sábado.

O encontro inicia-se às 10 horas, à entrada do Museu Municipal de Arqueologia (núcleo da Falagueira), de onde partiremos para visitar a necrópole de Carenque e a vila romana da quinta da Bolacha, terminando essa parte do programa com uma visita ao próprio espólio do Museu. Durante a manhã, seremos sempre acompanhados pelo técnico municipal Regis Barbosa.

Por volta das 13 horas, almoçaremos no restaurante “Javali”, onde, pelo preço global de 12,50 euros, temos à disposição – além das entradas, bebidas, café e sobremesa – uma escolha entre três pratos de carne ou peixe (bacalhau com natas, carne de porco à alentejana ou lombo de porco assado).

A partir das 15 horas, na Sociedade Filarmónica Recreio Artístico da Amadora, seremos recebidos pelos seus dirigentes Matias Pica e Carlos Heitor, e vamos conhecer a experiência cultural e recreativa das colectividades da zona, bem como ouvir e questionar os amigos Vítor Viegas e António Gonzalez, que se dispõem a transmitir-nos ricos conhecimentos do património popular local (designadamente, sobre ervas e moinhos).

Endereços: Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museológico do Casal da Falagueira
Parque Aventura - Beco do Poço
(entre os Bombeiros e o Casal de S. Brás)

Restaurante “Javali”
Av. Marquês de Pombal, 57 B

Soc. Filarmónica Recreio Artístico da Amadora
Av. Elias Garcia, 142

Para manifestar o desejo de participação, propomos que sejam contactados – até 5ª feira, 16 de Janeiro - o Nuno Silveira (T: 962916005) ou a Círia Brito (T: 969067494 // ciriabrito@sapo.pt). Para quem se deslocar em transporte público e/ou tenha dificuldade em identificar os locais relevantes, poderemos combinar pontos intermédios de encontro.