sábado, 28 de dezembro de 2013

Associados da ALDRABA conviveram na Casa do Concelho do Sabugal


Nesta casa regional das Beiras, que nos acolheu de forma cuidadosa, uma vintena de "aldrabistas" reuniram-se com muita amizade em mais um jantar-tertúlia.

O bacalhau assado no forno, as entradas e as sobremesas estavam ótimas, e os ativistas da Casa do Sabugal deram-nos uma boa perspetiva do trabalho ali desenvolvido e dos projetos futuros que têm em mãos.

Dos nossos participantes que usaram da palavra durante o jantar, destacaram-se o associado Augusto Teixeira e o amigo Pedro Franco (presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa), ambos na ótica do progresso da função social do associativismo popular.

JAF (fotografias de ABrito)


domingo, 22 de dezembro de 2013

A dieta mediterrânica é património imaterial da humanidade














No início do corrente mês de dezembro de 2013, durante a sessão do comité intergovernamental da UNESCO que reuniu em Baku, no Azerbaijão, Portugal viu aprovada a sua candidatura (conjunta com a Croácia e com Chipre) da "dieta mediterrânica" a PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.

Assim, o nosso país e os seus dois parceiros vieram juntar-se à Espanha, à Grécia, à Itália e a Marrocos que, desde 2010, tinham já conseguido idêntico reconhecimento para esta forma particular de gastronomia dos povos da bacia do Mediterrâneo.

Os nossos parabéns para os autarcas e para os técnicos da Câmara Municipal de Tavira que lideraram a candidatura portuguesa ganhadora.

Associando-nos aos documentos apresentados, a ALDRABA também quer sublinhar que "a dieta mediterrânica envolve uma série de competências, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições ligadas às colheitas, à safra, à pesca, à pecuária, à conservação, ao processamento, à confecção, e, em particular, à partilha e ao consumo dos alimentos".

"Comer em conjunto é a base da identidade cultural e da sobrevivência das comunidades por toda a bacia do Mediterrâneo. É um momento de convívio social e de comunicação, de afirmação e de renovação da identidade de uma família, grupo ou comunidade"...

Bem hajam os homens e as mulheres de Tavira que trabalharam por este reconhecimento, com os quais a nossa associação está disponível para iniciativas futuras.

JAF  

domingo, 8 de dezembro de 2013

16º jantar-tertúlia da Aldraba em 13.12.2013

Aproxima-se a época das festas de família em que gostamos de estar com a nossa gente, a nossa família e os nossos amigos. Assim é também na Aldraba.

Vamos levar a efeito mais um jantar-tertúlia numa casa regional sediada em Lisboa. Desta vez iremos jantar e conviver na Casa do Concelho do Sabugal, que se situa na Av. Almirante Reis, Nº 256, 2º Esq., em Lisboa, no dia 13 de Dezembro, às 19.30h.

Fruto de desejos e vontades que já vinham de antes do 25 de Abril mas que não havia sido possível concretizar, a Casa do Concelho do Sabugal viria a ser fundada em 1975. Ponto de encontro de muitos naturais da região é ainda local de venda de produtos raianos.

O jantar, pelo preço global de 15€, compreende entradas (queijo e presunto da região, entre outras), prato de bacalhau assado com batatas, vinhos e refrigerantes, sobremesa e café.

Os interessados em participar devem manifestá-lo por e-mail ou telefonema para a Maria Eugénia Gomes (megomes2006@gmail.com / 96 444 52 70 ou 91 964 71 95), até dia 10 de Dezembro próximo.

Vem e traz um amigo também!