sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ecos do jantar-tertúlia no Clube do Sargento da Armada














Albano Ginja, um beirão de Penamacor que já foi presidente da direcção do Clube do Sargento da Armada e que actualmente desempenha o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral, recebeu os 20 associados e amigos da ALDRABA que acorreram a este 15º jantar-tertúlia.

Graças a um feliz encontro durante a apresentação do nº 13 da revista da Aldraba na Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, e do convite que aí nos foi feito, pudemos deliciar-nos com as vistas sobre a cidade e o rio, conhecer a história do Clube do Sargento da Armada (concretizado em 1975, depois de longos anos de luta contra a proibição do associativismo militar aos que não fossem oficiais…) e desfrutar um excelente bacalhau com broa no jantar que se seguiu.

Na varanda da sede desta interessante coletividade popular, após o jantar, três associados da ALDRABA – um com 60 anos e dois do estrato com 30 anos! – convivem amenamente.

Fotos LFM e MCR

domingo, 21 de julho de 2013

O acervo documental da Aldraba (8) - Doçaria e gastronomia


Passando a duas entradas afins, que integram os grupos “Práticas do património” e “Referências culturais”, reproduzimos hoje as indicações dos respetivos artigos publicados até ao presente na revista “ALDRABA”:


DOÇARIA E GASTRONOMIA

Carlos Cunha, “Pastel de feijão de Torres Vedras”, in “ALDRABA”, nº 3 (Jun.2007), p.18


José Manuel Prista, “A ASAE e os sabores”, in “ALDRABA”, nº 5 (Jul.2008), p.19


Luís Afonso, “ASAE”, in “ALDRABA”, nº 5 (Jul.2008), verso da capa


Luís Afonso, “Dinheiros públicos”, in “ALDRABA”, nº 8 (Dez.2009), verso da capa


Luís Reis Ágoas, “A caneja de infundice na Ericeira”, in “ALDRABA”, nº 12 (Out.2012), p.15


Manuel Mamede Pereira, “Ser alfacinha”, in “ALDRABA”, nº 13 (Abr.2013), p.15


Margarida Alves, “Queijadas de Sintra”, in “ALDRABA”, nº 7 (Jul.2009), p.15


Nuno Roque Silveira, “Grandes artistas do efémero”, in “ALDRABA”, nº 8 (Dez.2009), p.17


Vanda Oliveira, “Os fofos de Belas”, in “ALDRABA”, nº 6 (Dez.2008), p.9


Como sempre, quem pretenda aceder a alguns destes textos e se manifeste em comentário ao presente post, ou por e-mail para aldraba@gmail.com, receberá uma cópia digitalizada do artigo ou artigos que assinalar.

JAF
(foto reproduzida de http://www.docesregionais.com/a-docaria-conventual-portuguesa)

sexta-feira, 19 de julho de 2013

15º jantar-tertúlia no Clube do Sargento da Armada, 5ª feira, 25.7.2013


















A Associação ALDRABA vai levar a efeito mais um jantar-tertúlia numa coletividade sediada em Lisboa, que como as anteriores, apresenta uma história e um presente que merecem toda a nossa atenção.

Iremos conviver desta vez no Clube do Sargento da Armada, fundado em 1975, e que dispõe de umas excelentes instalações perto de Alfama e de São Vicente de Fora (Rua das Escolas Gerais, 96/2º, 1120-221 Lisboa).

A acompanhar-nos e a apresentar o Clube, estará o nosso amigo Albano Ginja, presidente da Assembleia Geral, e que é também dirigente da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa.

O jantar, pelo preço global de 10€, compreende entradas, prato de bacalhau com broa, vinhos e refrigerantes, sobremesa e café.

Os interessados em participar devem manifestá-lo por e-mail ou telefonema para a Maria Eugénia Gomes (megomes2006@gmail.com / 96 444 52 70) ou para o José Alberto Franco (jaffranco@gmail.com / 91 876 22 86), até à próxima 3ªfeira, dia 23 de julho.

A refeição será servida a partir das 19 horas do dia 25, 5ªfeira.



sexta-feira, 12 de julho de 2013

Carta Gastronómica do Alentejo

A gastronomia é um factor reconhecidamente importante, seja na vertente cultural, seja como alavanca para o desenvolvimento de actividades económicas, designadamente como motivo de atracção turística. Assim o pensou o Turismo do Alentejo, ERT que acaba de apresentar, no passado dia 10 de Julho, um trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Alentejo Bom Gosto” - a Carta Gastronómica do Alentejo (clicar para obter o documento).

Elaborado pela Confraria Gastronómica do Alentejo, trata-se de um documento extenso em que nos são apresentados alguns textos teóricos para importante enquadramento cultural e histórico, da autoria de Antónia Conde, Ana Soeiro, Cláudio Torres, Inês de Ornelas e Castro e Fernando Melo, Galopim de Carvalho, João Cotta Dias, José Luís Tirapicos Nunes, Maria Antónia Goes e Paulo Lima, e que reúne mais de 1100 receitas representativas do que se cozinha e do que se come por todo o Alentejo, fruto de um levantamento efectuado em todo o território.

A Carta assume-se como “uma bíblia da gastronomia regional, um trabalho pioneiro e singular no país que vem dar resposta a um desejo antigo de críticos e gastrónomos, para além de contribuir para o trabalho de estruturação do produto turístico gastronomia e vinho”. Outros trabalhos se lhe seguirão, desde a certificação de restaurantes de acordo com requisitos a definir pela Turismo do Alentejo, ERT, no sentido de criar uma restauração de qualidade, até à elaboração de roteiros gastronómicos que proporcionem o contacto de turistas com os ciclos do pão, do vinho, do azeite, etc.

Assinalo com regozijo a elaboração de um documento desta natureza que a todos enriquece culturalmente e que vem contribuir para o fortalecimento da identidade de uma região tão rica em tradições e que, a mim pessoalmente, me é tão cara!

Para obter a Carta Gastronómica do Alentejo clicar em:
Maria Eugénia Gomes




terça-feira, 9 de julho de 2013

O acervo documental da Aldraba (7) - Alentejo

Passemos agora ao descritor ALENTEJO, integrado no grupo temático “Regiões portuguesas e lusófonas”, de que os 13 números da revista “ALDRABA” publicaram uma quantidade significativa de artigos:

ALENTEJO

Alexandra Leandro, “João Gonçalves Carrasco”, in “ALDRABA”, nº 4 (Dez.2007), p.6

Ana Isabel Carvalho, “As saias, expressão de cultura popular do norte alentejano”, in “ALDRABA”, nº 5 (Jul.2008), p.19

Ana Machado, “O cante alentejano na Margem Sul”, in “ALDRABA”, nº 2 (Nov.2006), p.7

Luís Filipe Maçarico e Sónia Frade, “João Honrado (O património da memória num testemunho sobre o tempo em que não havia liberdade)”, in “ALDRABA”, nº 3 (Jun.2007), p.9

Luís Jordão, “Deambulações”, in “ALDRABA”, nº 4 (Dez.2007), p.17

Mª Amélia Sobral Bastos, “Os afectos também são património”, in “ALDRABA”, nº 2 (Nov.2006), p.12

Marco Valente, “A luz da caniceira – Um conto popular alentejano”, in “ALDRABA”, nº13 (Abr.2013), p.16

Marco Valente, “Aldrabas e batentes de Selmes”, in “ALDRABA”, nº 10 (Jul.2011), p.4

Maria Eugénia Gomes e Luís Filipe Maçarico, “Bento Ramos Sargento”, in “ALDRABA”, nº 12 (Out.2012), p.17

Nuno Roque da Silveira, “Lucinda Cruz da Moreanes”, in “ALDRABA”, nº 12 (Out.2012), p.21

Ricardo Colaço, “O tesouro da Basílica Real de Castro Verde”, in “ALDRABA”, nº 10 (Jul.2011), p.18

Rosa Dias, “O cante alentejano no Porto”, in “ALDRABA”, nº 4 (Dez.2007), p.13

Sónia Frade, “Memórias do contrabando em Santana de Cambas”, in “ALDRABA”, nº 1 (Abr.2006), p.13

Tal como se afirmou no último post, os nossos leitores e amigos que pretendam aceder a alguns destes textos e que se manifestem em comentário ao presente post, ou por e-mail para aldraba@gmail.com, receberão uma cópia do que indicarem.

JAF
(foto reproduzida de http://traje-antigo-alentejo.blogspot.pt)

sábado, 6 de julho de 2013

Um inesquecível encontro em Setúbal




Um dia muito forte, de partilha de conhecimentos, de aproximação à realidade histórica e social de Setúbal, e às memórias do seu povo, foi proporcionado em 29 de junho último aos 25 participantes do XXIII Encontro da Aldraba.

Sempre acompanhados pela mestria e pela dedicação do Dr. José Luís Catalão, chefe de divisão de museus e de bibliotecas do Município, estivémos sucessivamente na Fortaleza de São Filipe, no Mercado do Livramento, na Praça de Bocage e restante casco histórico, no Museu do Trabalho, num animado almoço de convívio no restaurante Lagarto, numa manufatura de azulejos em Azeitão e finalmente no Museu Sebastião da Gama.

Uma atividade inesquecível para os que quiseram e puderam comparecer, e que será seguramente complementada em futuro próximo com novas abordagens àquele rico património.

Fotos de LFMaçarico e de MCéuRamos