segunda-feira, 30 de abril de 2012

Está em distribuição o nº 11 da "Aldraba"


No próprio dia do seu lançamento na Casa do Alentejo, começou a ser distribuído aos associados o número 11 da revista da Associação Aldraba.

Sumário do nº 11 da "ALDRABA"

EDITORIAL
A cultura em tempo de crise
Luís Filipe Maçarico

OPINIÃO
José Figueiras
Luís Filipe Maçarico

LUGARES DO PATRIMÓNIO
Fornos de cal do barrocal algarvio
Susana Martins

ARTES E OFÍCIOS
Uma curta vida para uma longa arte
Margarida Almeida Bastos

RITUAIS, TRADIÇÃO E REALIDADE
Cemitério dos Prazeres
Ema Câmara

OS AMIGOS E A MEMÓRIA
Manuel da Fonseca
Manuela Florêncio

ASSOCIATIVISMO E PATRIMÓNIO
Associações com que a Aldraba interagiu desde 2005
José Alberto Franco

CRÓNICAS DO QUOTIDIANO
Estação terminal
Nuno Roque da Silveira
Escolha
Keiko Kamozawa

CRITICA DE LIVROS
Reflexões sobre o património cultural imaterial
José Alberto Franco

ALDRABA EM MOVIMENTO
Agosto de 2011 a Março de 2012
Maria Eugénia Gomes

domingo, 29 de abril de 2012

Assim foi a sessão de lançamento do n.º 11 da Revista “Aldraba”

A sessão de apresentação do n.º 11 da revista da nossa Associação teve como cenário a Biblioteca Vítor Paquete, no palacete às Portas de Santo Antão, sede da Casa do Alentejo, com a interessada presença de mais de trinta pessoas.

José Alberto Franco iniciou a sessão, apresentando a Associação e a edição da revista que agora se divulga.

A nossa anfitriã Rosa Calado, vice-presidente da direcção da Casa do Alentejo e que acolheu esta iniciativa com grande entusiasmo, falou-nos da história da instituição, das actividades que habitualmente desenvolve e das dificuldades com que se confronta. Referiu o seu grande envolvimento na concretização de uma nova linha de actuação que se prende com a realização de tertúlias culturais, em que se incluiu esta sessão da Aldraba.

Luís Filipe Maçarico apresentou o nosso convidado – o antropólogo Joaquim Jorge, tendo salientado o seu percurso profissional de grande honestidade intelectual e do seu grande envolvimento na preservação do património cultural do Município de Loures, designadamente na valorização da cultura saloia.

Na sua intervenção, Joaquim Jorge referiu o seu percurso profissional com destaque para a responsabilidade que desempenha nos projectos de candidaturas a financiamentos nacionais e europeus.

Referiu-se à necessidade de que o património seja entendido como um todo – objectos, documentação, pessoas e território.

Para Joaquim Jorge, as associações de defesa do património e da cultura têm o papel de convocar as pessoas para uma participação activa, de despertar consciências e de implicar as autoridades n inventariação e salvaguarda do que é de todos. Há que trabalhar em rede, ganhar visibilidade, aprofundar as relações com todos os que estão interessados e comprometidos com a mesma visão. Há que fortalecer as boas práticas, proporcionar formação a jovens e a profissionais, cooperar com outros parceiros à escala local e global. As associações são agentes de transformação das mentalidades e os processos de recolha e salvaguarda acabam por ser sempre processos políticos. Referiu-se finalmente aos financiamentos nacionais e europeus que estão disponíveis para este tipo de actividades.

Da revista n.º 11, Joaquim Jorge apontou a sua importância enquanto registo do trabalho desenvolvido pela associação, com destaque para as biografias, histórias de vida e crónicas do quotidiano, e para os estudos sobre os fornos de cal e o Cemitério dos Prazeres.

Culminando a celebração do 7º aniversário da Aldraba, seguiu-se um animado jantar de confraternização no restaurante da Casa do Alentejo.

MEG, com fotografias de A. Brito



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lançamento do n.º 11 da revista "Aldraba" na Casa do Alentejo













A ALDRABA vai realizar uma sessão pública de lançamento do nº 11 da sua revista semestral, que terá lugar pelas 19 horas do dia 27 de abril de 2012, 6ª feira, na Biblioteca Vítor Paquete da Casa do Alentejo em Lisboa (à Rua das Portas de Santo Antão).

A sessão contará com a intervenção do antropólogo Dr. Joaquim Jorge, assessor do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures na área do património cultural, que falará do papel que as associações de defesa do património e da cultura podem desempenhar em tempos de crise.

Depois da sessão, os associados da Aldraba, e os amigos que os queiram acompanhar, reúnem-se num jantar de confraternização comemorativo do 7º aniversário da associação, jantar que tem lugar no restaurante da Casa do Alentejo.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viva o 25 de abril











Como escreveu de forma lapidar a Sophia de Mello Breyner Andresen, “esta é a madrugada que eu esperava / o dia inicial inteiro e limpo / onde emergimos da noite e do silêncio / e livres habitamos a substância do tempo”.

Há 38 anos, ontem, hoje, amanhã e sempre, a aspiração do nosso povo à liberdade, à democracia, ao progresso social, à solidariedade com os outros povos, fazem o seu caminho.

A Associação ALDRABA foi criada em 25 de abril de 2005 por oitenta cidadãos e cidadãs preocupados com o apagamento das memórias e com as ameaças ao património e à identidade.

Saudamos pois o dia de hoje, em que o grito pela liberdade e o anseio por um futuro inteiro e limpo têm de estar presentes, e aqui deixamos a expressão da nossa vontade em continuarmos a trabalhar por esse futuro.

Lisboa, 25 de abril de 2012

A Direção da ALDRABA – Associação do Espaço e Património Popular