sexta-feira, 24 de julho de 2009

O site da ALDRABA

Por motivos alheios à nossa vontade e da responsabilidade exclusiva da empresa que assegura o seu alojamento, o site da nossa Associação "Aldraba Digital" - http://www.aldraba.org.pt/, encontra-se inoperativo de momento.

Continuaremos a desenvolver todos os esforços ao nosso alcance e esperamos retomar o contacto com todos, através desse meio, tão breve quanto possível.

MEG

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Grupo de Convívio e Amizade nas Donas passa a instituição de utilidade pública





Uma notícia auspiciosa chegou até nós, na passada edição de 25 de Junho do "Jornal do Fundão": a colectividade nossa parceira, que recebeu calorosamente a Aldraba durante o Encontro das Aldeias do Xisto (concelho do Fundão) em Dezembro de 2007, ou seja, o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas, acaba de ser reconhecida pelo Governo como instituição de utilidade pública.

No afecto da Aldraba, ficou para sempre registada esta associação popular da Cova da Beira, em que um grupo de cidadãos da aldeia das Donas quiseram (e conseguiram) criar uma entidade que fomentasse o convívio e a amizade na localidade, mas que não se conformaram que tal fosse privativo dos naturais das Donas. Daí o nome saudável de GCA nas Donas... O GCAD nasceu há 20 anos, conseguiu mobilizar meios e apoios para construir uma sede, relevante local de encontro e convívio, lançou e mantém um importante Grupo de Bombos, e é hoje uma realidade respeitada na prática do desporto juvenil, nomeadamente o atletismo e o futsal, com participações de sucesso em competições regionais e nacionais.

A distinção oficial que o GCAD agora obteve pode significar o acesso a possibilidades de actuação mais alargadas, o que merece as nossas felicitações e o nosso estímulo. O Grupo de Convívio e Amizade nas Donas (tal como a Associação dos Amigos da Cortelha, que evocámos há dias, e a Liga dos Amigos de Alpedrinha, com quem já tivémos actividades conjuntas no passado) têm à sua frente jovens de uma nova geração associativista, com idades de 20/30 anos e muita genica, que nos fazem encarar com optimismo os tempos futuros.

O presidente da direcção do GDAC, Sérgio Salvado, que nos recebeu com muita camaradagem quase há dois anos, foi reeleito com a sua equipa nas eleições realizadas em 2008. Para ele e para os demais jovens das Donas, um grande abraço da Aldraba.

JAF, com fotos GDAC

terça-feira, 21 de julho de 2009

Cortelha respira tradição e cultura





Em Dezembro de 2006, a ALDRABA andou pelo concelho de Loulé, conheceu muitas riquezas culturais e naturais da zona, e conheceu também algumas riquezas da sua realidade humana. Entre essas riquezas humanas, conta-se a Associação dos Amigos da Cortelha, cujo vice-presidente, o jovem Márcio Rodrigues, nos manda regularmente notícias de tudo o que, naquelas paragens, se vai passando com interesse para os amantes da cultura e do património popular.

Aqui nos fazemos eco das notícias mais recentes da Cortelha, reproduzindo e adaptando partes dos textos que o Márcio nos transmite, e desafiando todos os amigos da Aldraba a viajarem até à Serra do Caldeirão nas semanas mais próximas.

Nos próximos dias 1 e 2 de Agosto, realiza-se na Aldeia da Cortelha mais uma edição dos Manjares Serranos. Do programa de animação, destaca-se o Festival de Folclore, no dia 1 de Agosto. Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que reunirá em palco grupos folclóricos representantes de várias regiões do país.

Os Manjares Serranos dão a provar aos forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali, e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho. Toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora Cortelha.

Em palco estarão, para além do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, os Ranchos Folclóricos “Os Camponeses” da Peralva – Tomar (Ribatejo), de Vinho – Gouveia (Beira Alta), dos Pioneiros de Vendas Novas (Alto Alentejo), e ainda da Casa do Povo de S. Martinho do Bispo – Coimbra (Beira Litoral), que demonstrarão em palco as particularidades das suas regiões. Domingo será dia de música tradicional, com o Grupo de Cantares de Cachopo “Seara de Outono”, e, para terminar, os “VáDeModas” de Moura.

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola Integrada de Salir.

JAF, com inf. e fotos AAC

terça-feira, 14 de julho de 2009

Museu do Contrabando - Santana de Cambas


Na sequência de várias iniciativas neste domínio, que tanto marcou as regiões fronteiriças ao longo de muitas décadas do século passado, a Junta de Freguesia de Santana de Cambas (Mértola) inaugurou recentemente o Museu do Contrabando em Santana de Cambas.

Instalado no antigo edifício da Autarquia, o projecto pretende ser o repositório de um manancial de informação, sobretudo oral, que importa salvaguardar e dar a conhecer, não só aos mais novos, mas também áqueles que não tiveram contacto directo com esta realidade.

Este espaço foi criado numa perspectiva de mostrar uma parte da história da Freguesia, mas também para aproveitar o seu património histórico e cultural como um recurso que poderá trazer riqueza e desenvolvimento.

A Freguesia de Santana de Cambas reúne, no seu território, um grande conjunto de potencialidades que pela sua natureza e concentração, tornam sem dúvida esta área num ponto estratégico do Concelho de Mértola. Para esta realidade contribuem os factores naturais que derivam da própria localização da Freguesia, tais como o Guadiana, a fronteira com Espanha ou a relativa proximidade à sede de Concelho e à Mina de S. Domingos.

O Museu do Contrabando fica junto ao Centro Cultural de Santana de Cambas e encerra à 2ª feira.

Tel 286 655 135 (Junta de Freguesia)

MEG, com informação do Turismo do Alentejo, ERT

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato - Abertura ao público


A Câmara Municipal do Crato e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo promoveram, a 3 de Julho, a reabertura ao público do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, no Crato.

Culminando um conjunto alargado de acções de investigação, recuperação e valorização, o monumento é agora aberto ao público visitante com uma área de Acolhimento e Interpretação onde são disponibilizados diferentes serviços de apoio que permitirão, quer uma melhor compreensão de toda a história deste sítio, quer as condições adequadas de recepção.

São de acesso público os seguintes espaços:
Área da acolhimento de visitantes, bilheteira e loja do Monumento, Exposição interpretativa do conjunto monumental, Igreja, Sacristia, Coro-alto e acesso à torre sineira (acesso condicionado), Claustro, Área lúdica/pedagógica e “Oficinas do Mosteiro”, Núcleo de Escultura do Museu Nacional de Arte Antiga, Espaços para Exposições Temporárias, Concertos, Palestras, etc. e o Posto de Turismo da Flor da Rosa.

MEG, com informação da CM do Crato

terça-feira, 7 de julho de 2009

E Carnaxide aqui tão perto ...






Mais de três dezenas de associados e amigos, um terço dos quais com idades entre os vinte e os trinta anos, deram forma ao que foi o XIV Encontro da Aldraba, por terras do Concelho de Oeiras – Carnaxide e Linda-a-Pastora, no passado domingo, dia 5 de Julho.

Estas localidades foram, em tempos e por motivos diversos, terras de acolhimento de poetas e escritores. Cesário Verde aí se acolheu por duas vezes, em 1857 com a família, no intuito de fugirem da peste que grassava em Lisboa e, em 1885, na esperança de que os bons ares da serra o ajudassem a vencer a tuberculose a que acabaria, mais tarde, por sucumbir.

Tomás Ribeiro escolheu Carnaxide para veraneio, tendo em 1882 adquirido a «Casa Branca» de que muito gostava. Na «Casa Branca» recebeu El-Rei D. Luís e importantes figuras do mundo intelectual e político daquela época. Relacionada com a Senhora da Rocha, Linda-a-Pastora e Linda-a-Velha, deixou-nos o poeta, no campo literário o «Mensageiro de Fez», poema cuja complicada acção se inspira na nossa História e se desenvolve em torno da «Senhora Aparecida» numa gruta do Jamor.

À imagem de outros arrabaldes da cidade de Lisboa, Carnaxide foi zona de bonitas quintas. A Casa de Saúde de Carnaxide é uma clínica especializada em doenças psiquiátricas que tem as suas instalações, desde 1945, na antiga Quinta da Igreja, nome talvez explicado pela proximidade à Igreja de S. Romão. É nesta quinta que em 1887 pouco anos antes do suicídio e já com graves problemas de saúde que Camilo Castelo Branco fixa residência por alguns meses. Sofreu várias obras e remodelações ao longo do tempo sendo de destacar as efectuadas sob a orientação de Luigi Manini e mais tarde do arquitecto Jorge Segurado que faz as adaptações da quinta rústica a clínica, sendo construída na altura a capela e jardins. No átrio de entrada destacam-se belos painéis de azulejo de Bordalo Pinheiro.

Em Carnaxide, sempre conduzidos pelo nosso amigo João Figueiredo (funcionário da C.M.Oeiras), visitámos a Igreja de S. Romão, a Mãe-de-Água e parte do labirinto engenhoso, mandado construir no Sec. XVIII, por D. José I, que permitia a captação da água na Nascente das Francesas e a sua condução até ao chafariz público situado em frente daquela igreja.

Fomos a pé até ao Santuário da Senhora da Rocha, passando pela cerca da casa que foi de Tomás Ribeiro, hoje a ameaçar ruína. Ao contrário, como pudemos constatar na parte da tarde, a que em tempos foi pertença da família de Cesário Verde, está recuperada e acolhe um jardim-de-infância, cercada de um belíssimo jardim, ao cuidado das freiras Franciscanas Hospitaleiras.

Almoçámos no Mirante da Rocha, em alegre convívio de amigos, visitámos a Casa de Saúde de Carnaxide e acabámos a tarde na Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide (SFFC), com uma muito sentida e participada conversa com o seu vice-presidente, sobre o movimento associativo e as suas grandes dificuldades actuais. Do seu testemunho, ressaltam as palavras singelas com que descreveu o carinho de um carnaxidense a quem a SFFC encomendou um trabalho de reparação e que, no final, nada quis cobrar porque "devo tudo o que sou à Sociedade, nela brinquei, ali conheci a minha mulher e lá me casei...".

Por fim houve poesia, não fosse a Aldraba uma associação (também) de poetas, em terra que poetas demandaram noutros tempos!

MEG, com informação da JFCarnaxide
Fotos - MEG e LFM