quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cadernos Temáticos: o grande desafio



Os Cadernos Temáticos foram o grande desafio que a direcção cessante e a nova direcção da Aldraba, de uma forma muito empenhada, levaram a cabo.

E, num salto de gigante, a Associação do Espaço e Património Popular passou da honrosa mostra da sua exposição sobre Aldrabas e Batentes numa garagem de Mértola, durante o IV Festival Islâmico em Maio de 2007, para o Salão Nobre da Câmara Municipal neste novo Maio de 2009, em que se desenrolou o V Festival.

Cláudio Torres apresentou esta obra, proporcionando a todos os presentes uma verdadeira aula acerca dos objectos relacionados com o poder simbólico da mão, José Prista referiu-se a pormenores interessantes decorrentes dos três anos de elaboração e melhoramento do trabalho e José Alberto Franco sintetizou os objectivos da associação, criada em 25 de Abril de 2005.

O público que acorreu ao espaço, enchendo-o, correspondeu à expectativa criada em torno do estudo, que constituiu um dos momentos altos da animação cultural do evento.

Este primeiro caderno, sobre "Aldrabas e Batentes de Porta. Uma Reflexão sobre o Património Imperceptível" foi muito procurado, pela abordagem invulgar - embora não inédita pois o autor já escreveu sobre o tema em revistas como "Almansor", "Callípole" e "Arqueologia Medieval".

Todavia, muita gente (onde se incluem responsáveis autárquicos, construtores, arquitectos) desconhece a história e simbólica destes objectos ancestrais, que durante séculos serviram para chamar os habitantes de palácios, residências senhoriais, templos e habitações do povo.

LFM

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cadernos Temáticos: um sucesso no Festival Islâmico




Estava o Festival de Mértola a dar os seus primeiros passos, pelas 19 horas de 5ª feira, 21.5.2009, o Salão Nobre da Câmara registou casa cheia para acolher o anunciado lançamento dos Cadernos Temáticos da Aldraba.

O responsável municipal da cultura, dr. Manuel Marques, que presidiu à sessão, o Prof. Cláudio Torres, convidado para a apresentação desta iniciativa, e os elementos da direcção José Alberto Franco e José Manuel Prista, integravam a mesa do evento, acompanhando o autor do texto, Luís Filipe Maçarico.
Foi sublinhada a importância de realizações desta natureza na programação do Festival, e ressaltado o significado, para a nossa Associação, do arranque da publicação de monografias como esta, de há muito prevista e desejada.

O Prof. Cláudio Torres, numa rica e sugestiva intervenção a que brevemente voltaremos, debruçou-se sobre a oportunidade do tratamento dos pequenos objectos que fazem a identidade das populações, e sobre a necessidade destas iniciativas se sedimentarem.
Os presentes na sessão de lançamento, e muitos outros visitantes do Festival (que passaram nos dias seguintes pela "Vemos, Ouvimos e Lemos"), ao adquirirem e levarem consigo muitos exemplares dos Cadernos Temáticos, deixaram-nos um forte estímulo para continuar.

MEG

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lançamento dos Cadernos Temáticos - 21.5.2009, Mértola


Está concluído o nº 1 dos Cadernos Temáticos da Aldraba, subordinado ao título ALDRABAS E BATENTES DE PORTA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PATRIMÓNIO IMPERCEPTÍVEL, e da autoria do Luís Filipe Maçarico.

O lançamento público vai ter lugar durante o Festival Islâmico de Mértola, que decorrerá de 21 a 24 de Maio de 2009.

Como consta no programa oficial do Festival (ver detalhes no site da Câmara Municipal http://www.cm-mertola.pt/), o lançamento dos Cadernos Temáticos – aspiração da associação nos últimos três anos, e que constrangimentos financeiros retardaram a sua concretização – será feito no Salão Nobre do Município, às 19 h do primeiro dia do Festival, ou seja, na 5ª feira, dia 21/5/2009.

Desafiamos todos a viajarem até Mértola, apoiar a divulgação desta publicação, e a desfrutarem do riquíssimo programa do Festival, que inclui diversos espectáculos musicais e teatrais, animação de rua, oficinas de dança, conferências e lançamentos de livros, e a actuação de vários artistas portugueses e magrebinos.

JAF

sábado, 16 de maio de 2009

Entrada em funções dos novos órgãos sociais

Realizado o acto eleitoral no dia 3/5/2009, acabam de entrar em funções a nova Direcção e demais órgãos sociais, tendo a posse sido dada num breve mas sentido acto realizado nas instalações da nossa associação parceira GDE “Os Combatentes”, pelas 21h de 13/5/2009.

Nessa mesma noite, reuniu pela primeira vez a nova equipa, com um núcleo principal que transita do mandato anterior, entre os quais diversos elementos que vêm da fundação da associação, e com as energias frescas dos três elementos que entram de novo.

Para o desenvolvimento das funções que interessam à Aldraba, e para se tirar o melhor proveito das experiências e aptidões disponíveis, foi acordada a seguinte divisão de tarefas:

No que se refere ao boletim semestral “Aldraba”, o seu núcleo editorial passa a ser constituído pelo José Alberto Franco, pelo Luís Maçarico, pelo António Brito e pelo associado José do Carmo Francisco.

O site institucional “Aldraba digital” fica da responsabilidade do José Manuel Prista, coadjuvado pelo Leonel Costa. Por seu turno, o blogue “A Aldraba” será coordenado pela Mª Eugénia Gomes, coadjuvada pela Natividade Anastácio.

A realização dos encontros temáticos ficou sob a coordenação da Margarida Alves, secundada pela Manuela Sacarrão, enquanto que a organização dos jantares-tertúlia ficou também a cargo da Margarida Alves, neste caso ajudada pelo Rogério Rodrigues e pelo João Coelho.

A prossecução das “rotas da Aldraba”, que constituiu um tipo de actividade lançado no anterior mandato pelo António Brito e pelo Leonel Costa, será da responsabilidade destes mesmos dirigentes no novo biénio.

O José Manuel Prista, secundado pela Luísa Cabrita, continuará a ter a seu cargo a organização de exposições temáticas, e a Natividade Anastácio, coadjuvada pelo João Coelho, terá a seu cargo a realização de debates sobre questões do património.

Por último, definiu-se que o José Manuel Prista e o Leonel Costa se ocuparão da comunicação com os associados e demais interlocutores através do endereço aldraba@gmail.com.