terça-feira, 28 de abril de 2009

Uma Flor de Pedra


A flor foi gravada na pedra por artistas sensíveis que souberam cinzelar poesia eterna nas nossas ruas, nos monumentos que nos falam da memória, nesse difuso património onde a alma respira e o sonho palpita. Mestres que não voltam...
Luís Filipe Maçarico (fotografia e texto)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A lista candidata e o seu Programa


LISTA A

Assembleia Geral:
Presidente – Luís Filipe de Almeida Vitória Maçarico (assoc. nº. 29)
Vice Presidente - Manuel Themudo Sobral Bastos (assoc. nº. 34)
Secretária – Maria Manuela Fonseca Sacarrão Gonçalves (assoc. nº. 52)

Direcção:
Presidente – José Alberto Ferreira Franco (assoc. nº. 23)
Vice-Presidente – António Francisco Brito (assoc. nº. 119)
Vice-Presidente – José Manuel Geoffroy Prista (assoc. nº. 25)
Vice-Presidente – Maria Margarida Bonvalot Parreira Alves (assoc. nº. 53)
Vice-Presidente – Natividade Duarte Anastásio (assoc. nº. 61)
Tesoureiro – Maria Eugénia Machado Gomes (assoc. nº. 38)
Secretário - Leonel Felizardo Costa (assoc. nº. 88)

Conselho Fiscal:
Presidente - João Henriques Coelho (assoc. nº. 19)
Secretário – Rogério da Costa Rodrigues (assoc. nº. 73)
Relator – Maria Luisa Ribeiro da Silva Cabrita (assoc. nº. 83)

PROGRAMA DE CANDIDATURA PARA O MANDATO DE 2009/2011

“CONHECER, VALORIZAR E DIVULGAR AS MEMÓRIAS E OS SABERES IDENTITÁRIOS”


A) OBJECTIVOS PRIMORDIAIS

Os associados que integram esta Lista identificam-se com o projecto da ALDRABA iniciado em 2005 e defendem uma intervenção que prossiga o dinamismo e o sonho que estiveram na base da Associação.
Pretendemos que a Associação fomente iniciativas com criatividade e actualidade, incentivando uma maior participação dos associados, e uma salutar interacção com as instituições e colectividades que prossigam fins semelhantes ou convergentes com os da ALDRABA.
Pugnamos por uma vida associativa que exercite a partilha franca e aberta de experiências, saberes e capacidades, em busca de resultados úteis para as comunidades que nos acolhem, e em que os participantes possam fruir valores à escala humana.

B) ACTIVIDADES E INICIATIVAS A DESENVOLVER

Continuaremos a organizar, promover e participar em iniciativas diversificadas, tais como:

  • Realizar encontros temáticos;
  • Levar a efeito jantares-tertúlia;
  • Prosseguir as “rotas da ALDRABA”;
  • Realizar debates sobre questões específicas do património;
  • Colaborar em iniciativas culturais e cívicas promovidas por outras instituições;
  • Elaborar novas exposições com temas pouco abordados até ao presente;
  • Manter e reforçar a qualidade e actualidade da informação do blogue “A Aldraba” e do site “Aldraba Digital”;
  • Continuar a publicar o Boletim com periodicidade semestral;
  • Prosseguir a edição dos Cadernos Temáticos;
  • Apoiar e cooperar em iniciativas exteriores nos domínios da cidadania e da evocação ou comemoração de personalida-des ligadas ao património e à cultura popular.

As relações de cooperação com outras instituições devem ser mutuamente vantajosas, podendo ser estabelecidos protocolos que fixem claramente os direitos e obrigações das partes envolvidas.

C) ORGANIZAÇÃO INTERNA DA ALDRABA

Persistindo na garantia de total transparência na vida interna da Associação, é nossa intenção:

  • Realizar quinzenalmente as reuniões de Direcção, abertas à participação de membros dos tros órgãos sociais;
  • Alargar o número dos associados, procurando reforçar a implantação da ALDRABA;
  • Agilizar os sistemas de cobrança de quotas, facilitando a acção do associado e simplificando o trabalho administrativo;
  • Actualizar, organizar e disponibilizar o espólio arquivístico e documental da ALDRABA, a partir do momento em que se disponha de instalações apropriadas;
  • Prosseguir os esforços com vista à obtenção de instalações próprias para a sede da Associação;
  • Estimular a constituição de grupos de trabalho para as diversas iniciativas que se entenda desenvolver.

Este projecto será tanto mais forte quanto maior for a participação dos associados nas próximas eleições da Aldraba

DIA 3 DE MAIO, VOTA LISTA A

domingo, 5 de abril de 2009

As eleições estão aí



ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL – DIA 3 DE MAIO DE 2009, 15/19h, NA NOSSA SEDE SOCIAL: RUA S. PEDRO DE ALCÂNTARA, 63/1ºDTº- LISBOA

A Direcção apela a todos os associados à participação no processo das eleições para os órgãos sociais da Aldraba, para o mandato 2009/2010, o qual culminará com a votação pro-priamente dita, no domingo dia 3 de Maio de 2009, entre as 15h e as 19h, nas instalações da Associação Abril consideradas para os efeitos legais como a nossa sede social.

A convocatória desta Assembleia eleitoral foi oportunamente remetida por correio electrónico pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Luís Maçarico, através de mensagem do passado dia 20 de Março. Logo de seguida, essa convocatória foi publicitada no blogue “A Aldraba”, para poder chegar ao conhecimento dos associados que não dispõem de e-mail.

Pretendemos agora lembrar e reforçar a convocação formal das eleições, recordando que, nos termos dos Estatutos e do Regulamento Interno Geral, as listas concorrentes devem ser apresentadas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral com a antecedência mínima de 20 dias relativamente à data da realização das eleições, devem ser nominativas e completas para todos os órgãos sociais, e incluir termos de aceitação dos candidatos e um programa de acção.

A Mesa da Assembleia Geral verifica em seguida a regularidade das listas concorrentes às eleições e divulga-as, tal como os respectivos programas, juntamente com o boletim de voto e um envelope para eventual votação por correspondência, até 12 dias antes da data das eleições. O boletim de voto conterá a identificação das listas concorrentes, com letras maiúsculas atribuídas segundo a ordem de apresentação das candidaturas.

Tal como os Estatutos sugerem, a divulgação das listas e programas será feita por correio postal a todos os associados. Dados os custos significativos de um envio através dos CTT’s, a presente circular recordatória é apenas enviada por e-mail. Nos próximos dias, faremos um esforço de contactar telefonicamente os associados que não têm acesso a correio electrónico.

Esperamos o maior envolvimento possível de todos no processo, e o vosso voto (presencial ou por correspondência) no dia 3 de Maio próximo.

Cordiais saudações associativas,

O PRESIDENTE DA DIRECÇÃO
(a) José Alberto Franco