quarta-feira, 30 de abril de 2008

A tosquia







Foi uma jornada intensa, assistindo à tosquia do rebanho. O que eu não sabia era que os animais, por baixo da lã que os protege da invernia, têm vermes, larvas, bicheza assustadoramente devastadora, que se aloja e abre feridas, dentro das quais proliferam. A tosquia, ritual antigo com instrumentos modernos, é um momento magnífico, profiláctico, que alivia os carneiros do calor e de maleitas e rende aos proprietários alguns euros...
LFM (fotos e texto)

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/30/2008 01:52:00 AM

terça-feira, 29 de abril de 2008

Abril, mês dos amigos



O Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades e a Aldraba completaram este mês, respectivamente, um e três anos de existência.
Parabéns a todos os amigos do Património!
Foto de José Manuel Lopes

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/29/2008 12:21:00 PM

segunda-feira, 28 de abril de 2008

O cante numa camisola



A moda "Moreanes é meu Povo" apareceu-nos assim numa camisola vestida por um jovem em fainas agrícolas lá para os lados da Malhadinha.
E num evento no parque das Feiras em Moura, vários jovens integravam grupos que irrompiam em tarde cinzenta...
Haja Esperança no Futuro!
Texto e foto de LFM


"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/28/2008 01:12:00 AM

sábado, 26 de abril de 2008

A ponte entre Pomarão e El Granado





As populações de Pomarão e El Granado vão ficar ligadas (finalmente!) por uma ponte. Em Huelva, autarcas espanhóis e representantes de autarquias portuguesas, com uma boa moldura humana, vinda sobretudo do lado andaluz, celebraram num encontro decisivo a superação do rio enquanto obstáculo para a comunicação das gentes de dois países.
Estivemos lá e trouxemos estas imagens. Onde se vê Luís Pernas em representação da Câmara Municipal de Mértola e o presidente da Junta de Freguesia de Santana de Cambas, que há muito defendem esta ponte e vêem finalmente esse anseio em vias de se concretizar.
LFM

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/26/2008 12:57:00 AM

sexta-feira, 25 de abril de 2008

E Paymogo ali tão longe





A Volta Falsa, que une - quando a ribeira de Chança não vai cheia como há alguns dias - Mértola a Paymogo, não será por isso a melhor opção para se encurtar quilómetros para ir a Espanha.

Património da memória destes ibéricos da raia, o contrabando fez-se por estas paragens. Agora, quando se pretende rever amigos do outro lado das águas, se elas não estiverem de feição, só Ayamonte ou Rosal de La Frontera proporcionam o abraço. E Paymogo ali tão longe!
Texto e fotos de LFM

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/25/2008 06:42:00 PM

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Sobral da Adiça








O repórter da Aldraba andou pela raia alentejana. Começou em Sobral da Adiça, terra pacata, com inúmeros cataventos e chaminés que distinguem as terras do sul das demais. As imagens falam por si.
Uma natural daquela freguesia de Moura dizia-nos que ali não havia monumentos de vulto, que era uma terra sem imponência. Tivemos de lhe responder que a alvura e o silêncio daquela tarde de chuva, salpicada de cantos de pássaros constituem um património singular que os citadinos anseiam e procuram e que isso pode e deve merecer reflexão no sentido da preservação de um espaço livre de stress.
Porque não?
Sobral da Adiça poderá atrair gente que não traga barulho e confusão, e assim livre de multidões ruidosas e poluidoras, que invadem outras terras, quem sabe se não pode encontrar nos amantes da calma alentejana a vocação que dê trabalho para quem produz e algum desenvolvimento para uma restauração de qualidade... São ideias ao correr do teclado, quem sabe se não poderão transformar-se um dia em realidade?
Texto e fotos de LFM

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/24/2008 04:00:00 PM

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Jantar comemorativo do 3º aniversário da ALDRABA


No próximo domingo, dia 27 de Abril, a Aldraba irá assinalar o terceiro aniversário da criação da Associação com um jantar de confraternização.

Todos os associados e amigos são desafiados a comparecerem, pelas 19.30 horas, no mesmo restaurante onde muitos de nós nos juntámos em 25.4.2005, à saída da Assembleia Geral Constituinte que tínhamos acabado de realizar no Ateneu Comercial de Lisboa.

Apareçam, pois, no “Bonjardim”, na Trav. Stº Antão, perto do Coliseu, e tragam outros amigos.

"A ALDRABA"

domingo, 20 de abril de 2008

A colaboração de Ana Fonseca




Recebemos colaboração de Ana Fonseca que muito agradecemos. E passamos a partilhar as fotos e palavras enviadas por esta amiga, que desafiamos para nos mostrar sempre o seu olhar sobre o património "invisível" (ou imperceptível).
"Fiz hoje a "volta saloia", foi um dia agradável, vi coisas bonitas que Portugal tem para nos oferecer. Estive no Sobreiro, Mafra, Ericeira, Cabo da Roca, Boca do Inferno.Junto umas imagens de aldrabas tiradas no Sobreiro. Ana".

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/20/2008 04:21:00 PM

sábado, 19 de abril de 2008

Puxador do Parlamento austríaco ou a colaboração de Joaquim Saial



Recebemos a colaboração seguinte, assinada pelo professor Joaquim Saial, que muito agradecemos, pois o seu contributo permite-nos comparar realidades distintas.
Já agora, alguém se lembra como são as portas da Assembleia da República, que puxadores, batentes ou aldrabas moram naquele lugar?
Se reis e presidentes, ou criados e assessores da realeza ou dos vultos republicanos, maçónicos ou intelectuais desses tempos, ao entrar batiam em algum desses materiais para anunciar a sua presença?
Diz este nosso amigo:"Chegado ontem de Viena, aqui envio o puxador da porta principal do parlamento neoclássico da capital austríaca. Um abraço Joaquim Saial"
Quem usou esse puxador para aceder à valsa do Poder?
Texto: LFM. Foto: Joaquim Saial

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/19/2008 04:32:00 PM

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Momento




Com a chancela do olhar do fotógrafo (e vice-presidente da direcção da Aldraba) António Brito, revisitamos a participação do Professor Doutor Joaquim Pais de Brito numa iniciativa que realizámos recentemente.
Foi durante o lançamento do número quatro do boletim da Associação do Espaço e Património Popular, com o património imaterial como tema.
Fotografia: António Brito; texto: LFM
"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/16/2008 12:26:00 PM

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A terra do Emir









O património de Mira é especial como as suas gentes: palheiros que resistem, embora em número escasso, se tivermos em conta que estas habitações de pescadores eram morada do povo desta região. Um Museu que denota cuidado etnográfico na recuperação de tradições. Nele podemos ver a cozinha, a sala de jantar e os quartos dos pescadores de Mira.
Vale a pena viajar até estas paragens, onde se come bem. E depois é olhar o mar e perder os olhos sonhando aventuras únicas, como essas dos homens dos Dóris, que partiam para a pesca na terra Nova... Gente heróica, que podia ter ido à lua se quisesse, como afirmou Luís Miguel Grego, vereador do município, a visitantes associativos que este fim de semana demandaram a terra do Emir, origem árabe do nome de Mira.*
Texto e fotos de LFM
* Na publicação "Concelho de Mira Mira...no coração da Gândara", lê-se: "É atribuída aos Árabes o nome de Mira, topónimo que deriva da palavra Mir ou Emir evocativa de príncipe, senhor, chefe ou governador que significa "Honra e nobreza de sangue real". Ao atribuírem-lhe este nome, os Árabes quiseram distingui-la pela sua beleza, situação e clima ameno, chamando-lhe "Terra do Senhor".

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/14/2008 12:04:00 AM
________________________________________________
COMENTÁRIOS:
Rafael Carvalho deixou um novo comentário na sua mensagem "A Terra do Emir":
Localizada na Gândara, Mira tem um vastíssimo património. Pena é que nem sempre tenha sido devidamente valorizado, como a tragédia da extinção dos palheiros, tão sabiamente retratados por Ernesto Veiga de Oliveira, o demonstra.Característica na região de Mira é também a Casa Gandaresa, descrita pelo mesmo autor, essa sim ainda a tempo de ser preservada e valorizada, haja vontade política para o fazer.Não deixa de ser sintomático o facto de nós portugueses deixarmos morrer o que os turistas de autêntico procuram entre nós…
Publicada por Rafael Carvalho em a aldraba a Terça-feira, Abril 15, 2008 2:32:00 PM

domingo, 13 de abril de 2008

A criatividade dos calceteiros de Mira







Situada numa região de lagoas e mar, conhecida como Gândara, Mira está localizada na faixa litoral centro, entre Figueira da Foz e Aveiro.
Desta vez, o repórter da Aldraba viajou até essas paragens e captou imagens do empedrado artístico da vila, visível nos passeios da sede do concelho e da praia dos palheiros de Mira.
A criatividade dos calceteiros de Mira aqui está para ser admirada.
Mas muitos outros valores se evidenciam em Mira. Deles daremos também conta.
LFM (texto e fotos)
"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/13/2008 07:56:00 PM

terça-feira, 8 de abril de 2008

Professor Joaquim Pais de Brito sobre o nome da Associação "Aldraba"




Com uma vintena de assistentes interessados e debate final, participado pelo público, realizou-se com a presença do Professor Doutor Joaquim Pais de Brito o lançamento do número 4 do boletim da Aldraba. Foi, como disse o presidente da direcção da Associação do espaço e Património Popular, José Alberto Franco, "uma lição, no melhor sentido da palavra".
Analisando os diversos números publicados, o antropólogo (responsável pela exposição sobre o Fado apresentada durante a Lisboa 94, no Museu de Etnologia, do qual é director), afirmou que "É contra a corrente a revista e a Associação também. Porque se preocupam ao ver esse algo que parece ter sido pouco visto por outros, com o que se pode fazer com isso...É contra a corrente, porque repousa no voluntariado daqueles que se chegam à Associação e que enviam textos para a própria revista...É contra a corrente por não ter um assunto, objecto ou disciplina e porque combina textos de natureza afectiva com textos de carácter científico...Há sobretudo esta janela tão importante hoje e que nos falta: dar nota do que se vai fazendo pelo país, pelos grupos de intervenção cultural...(...)O próprio termo - Aldraba - serve para abrir e comunicar e nesse sentido é feliz a escolha! É uma coisa para abrir!"
Realizado com a gentileza do director da Casa-Museu Anastácio Gonçalves, que abriu o evento, este importante momento de reflexão na vida da Associação, contou com as intervenções do presidente da direcção, José Alberto Franco, que moderou o debate, e de Luís Filipe Maçarico, presidente da Mesa da Assembleia Geral, que apresentou o orador-convidado, galardoado com o prémio PEN em 1996 e distinguido em 2002 pela Presidência da República, com a Ordem de Mérito Cultural.
Autor de "Retrato de Aldeia com Espelho: Ensaio sobre Rio de Onor" (1996), Joaquim Pais de Brito é um comunicador que envolve plateias com as temáticas que aborda e as pistas que deixa, no sentido da participação e da cidadania por parte dos seus alunos e dos seus ouvintes.
Também nesta sessão o recado ficou dado, quando sublinhou, a propósito das restrições aos saberes fazeres, de um património gastronómico ameaçado:"Tem de se intervir!Algumas culturas com marca do território, quando se exige ao mesmo fabricante de uma unidade pequena, familiar, uma sala preparada para alheiras, outra para morcelas, outra para chouriça...é impossível! (...)Vejam! Procurem situações e orientem as vossas visitas, os vossos contactos com interlocutores locais. Já não é um saber antigo que se guarda, mas a possibilidade dele se expandir. É preciso intervir!"
Recolha de LFM; Fotos de Ana Veiga

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/08/2008 11:35:00 PM

Lançamento do Boletim "Aldraba" nº 4 com o Professor Joaquim Pais de Brito


A ALDRABA - Associação do Espaço e Património Popular convida os seus associados e amigos para a sessão de lançamento do nº4 da publicação periódica "Aldraba", dia 8 de Abril de 2008 (hoje), pelas 18.00 horas.
A sessão terá uma intervenção de fundo do professor Joaquim Pais de Brito, do Departamento de Antropologia do ISCTE e Director do Museu Nacional de Etnologia, seguida de um debate alargado com todos os presentes, moderado pelo presidente da Direcção da Aldraba.
O evento realizar-se-á nas instalações da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa, que fica na Avenida 5 de Outubro, 6-8 (próximo da Maternidade Alfredo da Costa).

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/08/2008 02:10:00 PM

segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Minho nas ruas da freguesia dos Prazeres




No passado domingo, os moradores da freguesia dos Prazeres, em Lisboa, foram privilegiados com um desfile de diversos grupos etnográficos ligados à Casa do Minho. O cortejo organizou-se a partir do jardim da Praça da Armada, percorrendo a Rua Prior do Crato até ao chamado Largo de Alcântara, entrando depois na artéria onde está situada uma discoteca, na qual se exibiram.
Oxalá a iniciativa volte a repetir-se, desta vez com exibições no espaço público, nomeadamente na Tapada das Necessidades, que bem precisa de animação popular.
Fotos e texto:LFM

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/07/2008 01:44:00 PM

domingo, 6 de abril de 2008

Arte e quotidiano



No Alto de Santo Amaro, uma oficina faz-se anunciar com uma pintura na fachada, que associa a viatura à beldade, repetindo a publicidade que por todo o lado tenta vender automóveis.
Pela originalidade, e uma vez que a Aldraba se debruça sobre o espaço e património popular, aqui se deixa esta imagem para reflexão.
LFM

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/06/2008 11:17:00 PM

Dois cataventos no Alto de Santo Amaro



No Alto de Santo Amaro, em Lisboa, encontrámos estes cataventos, certamente idealizados por um artesão popular, que naquele local semeou alguns cataventos coloridos e de formas diferentes daqueles muito perfeitos que encontramos em vários sítios do país.
Há por ali diversas oficinas. Talvez tenha nascido numa delas, pela mão desse artista anónimo, o património que apresentamos hoje. Saudando aqueles que mostram estes objectos sobre os telhados da cidade.
LFM (texto e fotos)

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/06/2008 11:04:00 PM

sábado, 5 de abril de 2008

Convenção da Unesco



Em Agosto de 2007, demos notícia da aprovação em Conselho de Ministros de um projecto a submeter à Assembleia da República visando a ratificação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada na 32.ª Sessão da Conferência Geral da Unesco.
Congratulamo-nos agora com a Resolução da Assembleia da República, e respectivo decreto do Presidente da República:
Resolução da Assembleia da República nº 12/2008, de 26/3/2008
Aprova a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada na 32.ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, em Paris, a 17 de Outubro de 2003
"A Assembleia da República resolve, nos termos da alínea i) do artigo 161.º e do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, aprovar, para ratificação, a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada em Paris, em 17 de Outubro de 2003, cujo texto, nas versões autenticadas nas línguas francesa e inglesa, bem como a respectiva tradução para língua portuguesa, se publicam em anexo."
JMP
"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/05/2008 03:02:00 PM

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Numa freguesia rural de Évora





Domingo de Páscoa. O sol embelezava a paisagem...
E, de repente, durante o passeio pelo campo, apareceu esta casa, cuja fachada ostenta uma decoração singela, original.
Sobre o branco tradicional, o azul também tradicional, mas apresentado de uma maneira diferente.
Texto e fotos:LFM
"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/03/2008 09:51:00 PM