terça-feira, 28 de novembro de 2006

A Aldraba em Loulé nos dias 1 e 2 de Dezembro







A Aldraba-Associação do Espaço e Património Popular divulgou o programa do encontro de Outono que vai decorrer em Loulé.

"Vamos desta vez até terras algarvias, depois de a ALDRABA ter já visitado ou realizado actividades em localidades dos distritos de Beja, Évora, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Santarém.
Convidamos os associados (e seus familiares e amigos) a participarem neste 7º Encontro, que vai ter lugar no concelho de Loulé, entre a sede do concelho e as freguesias de Querença e de Salir, com o seguinte programa:
Sexta-feira, 1 de Dezembro
12h :Recepção aos participantes na Casa do Povo de Querença
12.30h : Almoço de feijoada com carne de porco preto, oferecida pela Junta de Freguesia de Querença
14.30h : Percurso pedestre pelo barrocal, observando alfarrobeiras seculares, o bufo e a águia de Bonelli, o moinho ti Casinha, a Ribeira das Mercês, a Fonte Filipe, os Montes do Almarjão, a calçada da Amendoeira, e caminhos antigos.
16.30h : Convívio com a população, de novo na Casa do Povo de Querença, que incluirá intervenções de alguns notáveis locais, como a D. Filipa Faísca (artesã de bonecas e poetisa de raiz tradicional), a D. Albertina (poemas), o Sr. Tonico (cesteiro), a prima Alice e outras senhoras (a fazer uma empreita).Deslocação até Loulé, com jantar livre e dormida em Loulé
Sábado, 2 de Dezembro
10h : Visita ao Museu de Arqueologia de Loulé, seguida de visita ao centro histórico da cidade e ao Núcleo de Frutos Secos, com apresentação da doçaria com frutos secos pela Drª Conceição Amador.
13h : Almoço na Casa dos Presuntos (localidade de Cortelha),cujo menu completo importará em 12€.
15h : Passeio pedestre até a um moinho típico, organizado pela Associação dos Amigos da Cortelha.
16h : Convívio com o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
18h : Fim do Encontro
As deslocações dos participantes até Loulé, dentro do concelho e no regresso far-se-ão nos meios de transporte próprios dos associados e dos seus amigos. Quem deseje participar e não tenha meios próprios de deslocação, deve indicá-lo para que tentemos encontrar alguma boleia.
As inscrições para a participação neste 7º Encontro devem ser transmitidas pelos telefones 967187654 (L.F.Maçarico), 963708481 (J.A.Franco) ou 966474189 (Margarida Alves), ou ainda através de mensagem electrónica para aldraba@gmail.com."
Texto:JAF/LFM; Fotos:LFM

De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 11:35 0 comentários

domingo, 26 de novembro de 2006

Encontro de Poetas em Alpedrinha









No passado dia 18 de Novembro, realizou-se em Alpedrinha, no Salão Paroquial, o VIII Encontro de Poetas, iniciativa que criou um público fiel para quem a poesia é pretexto para convívio com a poesia do Mundo.
Já por ali passaram jovens poetas de Espanha, alguns prémios revelação da Associação Portuguesa de Escritores, poetas beirões, poetas de Lisboa, poetas do Alentejo... a maior parte com obra publicada e conceituada.
Desta vez, estrearam-se três poetas que têm divulgado os seus versos em periódicos e na Internet. Um destes dias, tenho a certeza, vamos lê-los em livro...
Paula Cristina Lucas da Silva, filha da terra conquistou os conterrâneos com o esplendor da arte que tão bem domina.
O professor Jorge Souto e a actriz Nádia Nogueira, encantaram pelas palavras que partilharam: plenas de mundivivência e ternura pela vida.
O Padre Manuel Igreja, o provedor Dr. António Ribeiro (e sua esposa Dona Pilar), António Simões, poeta de Beringel lido pela ex-aluna São Baleizão, Luís Maçarico, o Engº José Alberto Franco com João Cabral de Melo Neto ("Morte e Vida Severina") e o Dr. João Mendes Rosa, director do Museu de Arqueologia do Fundão, que apresentou poemas de Núria Benito ("Creencias") foram os restantes intervenientes.
Esta iniciativa foi criada e é acarinhada há uma década por Francisco Miguel Barata Roxo, de quem partiu igualmente a ideia de editar uma revista de poesia "Petrínea", da qual foram publicados dois números.
Fotos de Mário Sousa
De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 23:41 4 comentários
COMENTÁRIOS
PHYLOS disse...
A revista ainda continua? Ou parou de ser publicada? Parabéns pela iniciativa do Encontro.
27 Novembro, 2006 01:10
augustoM disse...
Luís não sou poeta, nem geito para a rima tenho, mas admiro quem a Natureza previligiou com tão grande arte. Só escrevo umas baboseiras que revelam como eu penso, nem sempre igual aos outros, o defeito deve ser meu.Tentei mandar um mail a agradecer o que gentilmente me enviaste, mas não consegue entrar, possivelmente tens a caixa muito cheia.Um abraço. Augusto
27 Novembro, 2006 13:59
Fernando Jorge Pires disse...
Caro amigo Luis:Tive imensa pena de não ter podido estar presente neste encontro de poetas. Este é um evento de presença obrigatória para quem gosta de poesia. Um serão diferente e que termina sempre com a vontade de querer mais e mais.Como bem lembraste, este acontecimento foi criado pelo Sr. Francisco Barata Roxo, enquando membro da Direcção da Liga dos Amigos à qual também eu fazia parte. Todos estamos lembrados da visita que a simpática Sr.ª D. Rosa Lobato de Faria fez num destes encontros. Foi uma noite maravilhosa.Outras noites assim irão ter lugar nesta nossa terra lindíssima.É assim Alpedrinha, tal como tu a conheces.Um abraço do amigo alpetriniense.
27 Novembro, 2006 15:22
Eduardo Castro Serra disse...
Sei que foi mais um serão fantástico mas quis o destino que desta feita eu estivesse ausente. Nesse dia, o casamento de um sobrinho meu aí em Lisboa falou mais alto ao meu chamamento. Por isso te peço que releves mais esta minha falta. Entretanto vou andando por aqui a beber do teu blog.Aquele abraço.
28 Novembro, 2006 01:30