quinta-feira, 30 de junho de 2005

Mastros em São Teotónio-V


Esta fotografia ilustra bem o que é um mastro: à volta da peça central desenvolve-se toda uma arte de decoração da rua, que culmina na sua utilização vital: o baile, o convívio de locais e forasteiros.

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 17:19 1 comentários

COMENTÁRIOS
augustoM disse...
Luís, já conhecia os Mastros, não os alentejanos, mas os nortenhos. Para além da beleza decorativa, é de salientar o empenho das populações na sua feitura, na procura de o seu ser o melhor.É uma pena se o tempo acabar com eles, como tem acabado com outras tradições.Um abraço. Augusto
01 Julho, 2005 13:36

Mastros em São Teotónio-IV


No seu casulo de música, o animador desfolha a concertina, incentivando todos à folia de uma noite de Verão. É o grande momento em que os rapazes desafiam as raparigas para dois pezinhos de dança e dois dedinhos de conversa...
A festa tem, entre outras características, esta de aproximar gente em idade de namoro. E outros, que já namoraram... Para garantir a sobrevivência do festejo e da localidade. Porque fica uma memória. Daquela rua engalanada. Daquele segredo que fez tremer. Daquele beijo apetecido...que os olhos pediram e nunca foi dado mas que um dia mudará a vida deles.

(Foto de LFM)

De "ÁGUAS DO SUL"
Postado por oasis dossonhos às 17:15 0 comentários

Mastros em São Teotónio-III


Na noite de S. João, o povo acredita que, se for à fonte e beber à meia-noite, da água que dorme, será beneficiado em aspectos tão diversos como a saúde a beleza. Por isso em São Teotónio, confirmei o que o antropólogo Veiga de Oliveira escreveu na sua obra "Festividades Cíclicas em Portugal".
Confirmei e partilho connvosco, através desta imagem. Os cantos que as mulheres entoaram, partilhei-os na altura com a Vanda e a Maria Amélia.
Acrescento que as flores e plantas que ornamentavam as bilhas de barro eram verdadeiras e se desprendia delas um aroma a mantrasto da ribeira que nos remetia para a tradição, quando tudo era real e não reinvenção. Foi bom voltar a encontrar esta memória, bem viva nos gestos e nas palavras, numa noite mágica desse Alentejo que tem o mar perto...

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 17:15 2 comentários

COMENTÁRIOS
C.S.A. disse...
Lindo, Luís!Abraço.
29 Junho, 2005 21:56
Ana Teresa Bonilha disse...
Lindo, passou não apenas a imagem mas fiquei a imaginar o aroma, o clima, a atmosfera desse ritual.
30 Junho, 2005 05:02

Mastros em São Teotónio-II


Um dos mastros de São Teotónio, à volta dos quais se espalhavam enramados e flores de papel que se prolongavam por toda a terra.
Perto de cada um destes locais-chave funcionavam então palcos, onde músicos com acordeão e orgão sintetizador tocavam e cantavam canções brejeiras e populares, a apelar à dança e à boa disposição. Via-se gente de todas as idades, envolvida no bailarico.

(leia o artigo mais abaixo. Foto de LFM)

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 17:06 3 comentários

COMENTÁRIOS
Ana Teresa Bonilha disse...
Como tenho conversado através do blog acredito que as festas que temos no Brasil nessa época tenham origem em festas como essa que descreve. Conheces nossa festa junina?
30 Junho, 2005 05:04
oasis dossonhos disse...
Obrigado Ana Teresa pelo seu contributo. Gostava de saber mais sobre essa festa. Nos conte...
30 Junho, 2005 12:28
oasis dossonhos disse...
Ana Teresa:Fui ao seu blogue e li a descrição deliciosa das festas juninas.
30 Junho, 2005 19:16

Mastros de São Teotónio



De dois em dois anos, em São Teotónio, pelos santos populares de Junho, como de resto noutras localidades alentejanas, festeja-se a quadra em torno dos mastros.
São paus empinados, entretanto decorados com flores (e enramados) de papel, que pacientemente os moradores, ao longo de meses, prepararam numa convivência única, porque criativa e festiva.
A técnica é a da arte efémera, arte popular ancestral, que pode ser admirada também em Cuba, Santiago do Cacém, Redondo (Agosto, de 2 em 2 anos) Campo Maior (Setembro, de 4 em 4 anos), embora nestas localidades os festejos não tenham origem nos mastros nem nos santos de Junho.
Os mastros são belos pretextos para se bailar à sua volta e conviver.
(fotografia LFM)

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 16:37 0 comentários

quinta-feira, 16 de junho de 2005

Dias Tranquilos em Montemor-o-Novo


No próximo dia 25 de Junho a iniciativa "Dias Tranquilos" vai subordinar-se ao roteiro das aldrabas e batentes de porta de Montemor-o-Novo.

O convite foi-me endereçado há cerca de seis meses, pela Célia Godinho, do posto de turismo do município local, para animar este passeio, que espero tenha muitos participantes e possa ser enriquecedor para todos. A iniciativa começa pelas 9 horas e 30 minutos, junto ao posto de turismo de Montemor-o-Novo.

Levem máquina fotográfica, um bloco de notas e a melhor disposição para partilharmos estes tesouros do património. Ah! E inscrevam-se através do telefone nº 266837476 ou pelo e-mail que é redenatura@cm-montemornovo.pt

(Na fotografia, as 3 aldrabas do nº7 da Travessa dos Lagares, Montemor-o-Novo.)

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 16:31 5 comentários

COMENTÁRIOS
Manuela Pereira disse...
A presença do montemaior e de um dos mebros do Heródoto está garantida
17 Junho, 2005 10:38
Anónimo disse...
Tb já confirmei a minha presença, irei de camioneta até Montemor o Novo, chego por volta das 8 horas e 45 minutos, até lá.Mário SousaD100@netcabo.pt
17 Junho, 2005 11:22
C.S.A. disse...
Uns dias tranquilos na companhia dos amigos só fazem bem aos olhos da alma.Quando voltares, tens no Legendas um poema índio.Abraço
18 Junho, 2005 13:15
Fernando B. disse...
Infelizmente não posso acompanhar-vos por motivos de saúde. Devo evitar grandes deslocações com o tempo quente.Desejo que tudo corra bem. Aqui virei depois para ler o relato da visita.Um Abraço,
21 Junho, 2005 17:36
Anónimo disse...
Olá, estive nos "dias Tranquilos em Montemor-o-Novo" e gostei muito, o Luis Maçarico foi fantastico na ajuda a descobrir estas maravilhas, por outro lado foi um dia fantastico passado com outros amigos. Poderão ver fotografias minhas neste site,
http://galerias.escritacomluz.com/pantera/AldrabasMário Sousad100@netcabo.pt
26 Junho, 2005 21:29